Novo agente

Polícia do Maranhão ganha agente fiel no combate ao tráfico

Vini, um Pastor Malinois, foi doado por empresas ao SERNARC e está sendo fundamental na apreensão de entorpecentes na capital

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Vini já ajudou a Polícia Civil em várias ações
Vini já ajudou a Polícia Civil em várias ações (CÃO DA POLÍCIA )

SÃO LUÍS – A Polícia Civil do Maranhão ganhou um aliado fiel na luta contra o tráfico de drogas no estado: trata-se do Vini, um cão da raça Pastor Malinois. E o novo agente já tem mostrado serviço. Na sua primeira missão junto a Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), Vini ajudou a localizar 70kg de maconha, em posse de traficantes, no bairro do Anil. E esse funcionário exemplar veio através de uma doação de empresas privadas e estava em Goiás, onde já havia passado por um treinamento.

Segundo especialistas, cães da raça Pastor Malinois são bastante utilizados neste tipo de função, pois têm facilidade na detecção de odores, explosivos, locais com perspectivas de incêndio, narcóticos, rastreamento de seres humanos em acidentes, e também na apreensão de suspeitos nos trabalhos de investigação policial, além de fazer parte de campanhas de busca e salvamento.

“Com a ajuda de cães farejadores no nosso efetivo, esperamos aumentar consideravelmente o número de apreensões de substâncias entorpecentes e armas de fogo no estado”, afirma Carlos Alessandro Rodrigues Assis, superintendente da SENARC.

Atualmente, Vini está sob os cuidados do investigador da Polícia Civil, Diego Santos, encarregado da Seção de Cinofilia (prática de estímulo ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de diferentes raças caninas) da SENARC.

Mais uma ação

Na terça-feira (17), a Polícia Civil realizou a prisão de Rafael de Ribamar Silva Serra. Na ação, foram foram apreendidos aproximadamente 600g de substancia entorpecente, tipo maconha, que estavam armazenados no quintal da sua residência, localizada na Rua Nossa Senhora da Vitória, Sa Viana. E o Vini foi responsável por apontar o local onde a droga estava armazenada.

Criada através da Lei Estadual 10.238/2015, a SENARC foi efetivamente implantada em setembro de 2015 e tem em sua estrutura organizacional uma seção de cinofilia, que consiste na utilização de cães farejadores para a localização de drogas e armas, em locais de difícil percepção humana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.