Doações

Grupo Mirante doa renda do Brechó de Natal para entidades

Valores obtidos durante evento e o Leilão Solidário beneficiaram 13 entidades que atuam em trabalhos sociais em São Luís; cheques foram entregues diretamente aos representantes na manhã de ontem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41

SÃO LUÍS - O Grupo Mirante entregou ontem às instituições selecionadas os cheques com as doações da edição 2016 do Brechó de Natal e Leilão Solidário. Este ano, 13 entidades que fazem trabalhos sociais nos mais diversos segmentos foram beneficiadas com a ação de solidariedade capitaneada pelo grupo. Os cheques foram entregues diretamente aos representantes das entidades, e o montante doado garantirá o atendimento às pessoas beneficiadas pelas obras.

O Brechó de Natal é realizado desde 2008. No início, a renda adquirida com a venda dos produtos era revertida em cestas básicas e doadas para as comunidades carentes do entorno de onde fica localizada a sede do Grupo Mirante, no bairro São Francisco. Até 2010, o evento era realizado no Convento das Mercês, na Rua da Palma, Praia Grande. Em 2011, ele passou a ocorrer em shoppings da capital, para facilitar o acesso e atrair o maior número de compradores.

Todos os anos o valor arrecado é doado para ONGs, entidades, creches comunitárias e outras instituições e entidades que fazem trabalho social em São Luís. Este ano, 13 instituições foram beneficiadas com a renda arrecada durante as edições do Brechó Solitário e Leilão Solidário 2016.

Para Maria Fernanda Murad Sarney Santos, que, junto com Rafaela Albuquerque, organiza o Brechó de Natal e o Leilão Solidário, o momento de entrega dos cheques às instituições beneficiada, mais do que encerrar cada edição do projeto social do Grupo Mirante, é um momento de satisfação. “A gente busca conhecer a realidade de cada instituição que é beneficiada a cada ano e nos felicita ver que contribuímos um pouco para que esses projetos sociais façam a diferença na vida de cada uma das pessoas atendidas por elas”, afirma.

Instituições beneficiadas
Uma das instituições foi o Instituto Rosa, que recebeu a maior parte do valor doado. O instituto atende a 148 crianças com microcefalia. Dessas, 120 necessitam de medicação contínua. Segundo a neuropediatra Jucélia Ganz, que representou o instituto durante a entrega dos cheques, esta foi a primeira doação que receberam. “Este valor será aplicado na aquisição de medicamentos anticonvulsivos para as crianças com microcefalia atendidas pelo instituto. Claro que essas crianças precisam de assistência de diversos tipos, mas o medicamento, além de garantir a qualidade de vida delas, garante também sua sobrevida”, ressalta a médica.

O Instituto Rosa reúne 45 profissionais da área da saúde que atendem voluntariamente crianças com algum tipo de condição clínica ou deficiência que necessite de assistência médica constante. O trabalho dos profissionais é voltado, sobretudo para crianças atendidas pela rede pública de saúde.

Outro projeto social beneficiado foi a Creche Educacional Deus Criou, do Anjo da Guarda. A creche atua há 20 anos e atualmente atende a 90 crianças da comunidade e só este ano vai concluir a construção da sua sede, graças às doações do Grupo Mirante.

Em 2016, foram eles que receberam a maior parte da renda arrecada pelo Brechó de Natal e Leilão Solidário realizados em dezembro de 2015. “Com mais esta doação vamos poder fazer o acabamento das obras das nossas instalações térreas, que precisam apenas de colocação de piso, mesas e, no caso dos banheiros, pias e vasos sanitários”, informa Terezinha de Jesus Martins, diretora da creche.

Ao longo do ano de 2016, graças às doações feitas em 2015, foram construídos quatro salas, um refeitório, um depósito para armazenagem de alimentos e outros produtos e uma cozinha, onde são preparadas as refeições das crianças, que ficam das 7h às 17h no local. Agora, a diretora da creche já pensa em construir um segundo pavimento com sala de balé, dormitórios, banheiros, sala de reunião e secretaria.

Brechó de Natal
A edição 2016 do Brechó de Natal aconteceu dias 3 e 4 de dezembro, no estacionamento do Shopping da Ilha. O Brechó de Natal funciona por meio da aquisição de produtos, por doações voluntárias, de pessoas físicas e empresários, que cedem roupas, acessórios, utensílios domésticos, sapatos, brinquedos, novos ou usados, em bom estado de conservação. O projeto é dividido em duas etapas: Leilão Solidário, para convidados e Brechó, aberto ao público. Toda a receita arrecadada com os eventos é destinada a instituições sociais. A cidade de Imperatriz também tem uma edição do Brechó de Natal e Leilão Solidário, e a renda arrecada é destinada a ajudar instituições que oferecem trabalhos sociais de Imperatriz.

Assista o vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.