Ataque

Força aérea da Nigéria mata civis em bombardeio que seria contra o Boko Haram

Médicos Sem Fronteiras diz que bombardeio atingiu campo de refugiados e deixou 50 mortos e 120 feridos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41

Nigéria - A força aérea da Nigéria matou um número ainda não definido de civis por engano em um ataque aéreo ontem que deveria ter como alvo militantes do grupo extremista Boko Haram, anunciaram militares. De acordo com a agência Associated Press e a ONG Médicos Sem Fronteiras, o bombardeio foi feito contra um campo de refugiados. A ONG diz que suas equipes viram 50 mortos e 120 feridos.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha diz que 6 de seus funcionários estão entre os mortos. "Entre as vítimas dos ataques aéreos de hoje, em Rann, seis membros da Cruz Vermelha nigeriana foram mortos, e 13 feridos", declarou à AFP um porta-voz do CICR, via SMS.

A MSF e o CICR se encarregam da distribuição de alimentos nos campos de deslocados de Rann, que abandonaram suas casas fugindo da violência do Boko Haram.

Ataque

Segundo a Reuters, o comandante Lucky Irabor informou que o ataque foi feito em Kala Balge, no estado de Borno. “De alguma maneira, alguns civis foram mortos. Ainda estamos definindo o número de pessoas mortas no ataque aéreo”, disse Irabor, em Maiduguri. “Muitos civis, incluindo funcionários do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e do Médico Sem Fronteiras foram feridos”, afirmou, acrescentando que os militares agindo a partir da informação de que militantes do Boko Haram estavam na área.

"Obtivemos as coordenadas, e ordenei à Força Aérea que interviesse para resolver o problema. Fez-se o bombardeio, mas, infelizmente, habitantes foram alcançados", acrescentou.

Um morador da região, Abba Abiso, disse à AFP que "ao menos 25 pessoas morreram e muitas ficaram feridas".

O norte da Nigéria é alvo de ataques por parte dos jihadistas Boko Haram, que almejam criar um califado islâmico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.