Magistrados

Associação dos Magistrados tem nova diretoria

Juiz Angelo Santos assume a presidência da entidade durante o biênio 2017/2019

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Angelo dos Santos é o novo presidente da Associação dos Magistrados
Angelo dos Santos é o novo presidente da Associação dos Magistrados (Angelo dos Santos é o novo presidente da Associação dos Magistrados)

Unidade e renovação foram as palavras que marcaram os discursos proferidos na solenidade de posse da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma). A entidade passa a ser presidida pelo juiz Angelo Santos durante o biênio 2017/2018.

Angelo Antonio Alencar dos Santos é maranhense, natural de São Luís, tem 37 anos, dos quais 10 dedicados à Magistratura. Exerceu a Vice-Presidência da Amma nos biênios 2013/2014 e 2015/2016.

A posse solene aconteceu na noite desta sexta-feira, 6, no auditório Juiz Armindo Reis, Complexo Social, Esportivo e Administrativo da Amma, no Calhau. O evento foi prestigiado por representantes do Executivo, Judiciário, Legislativo e membros da Magistratura maranhense. Na abertura da cerimônia, Angelo Santos foi saudado pelo seu antecessor, o juiz Gervásio Santos, que deixa a Presidência da Amma após quatro mandatos.

Em seu discurso, Gervásio fez uma breve retrospectiva sobre a trajetória da Associação dos Magistrados do Maranhão, destacando como principais avanços a maneira da entidade se relacionar com o Tribunal de Justiça e com os próprios associados.

“A nossa sede não deixa a dever nada a nenhuma outra entidade da Magistratura em âmbito nacional. Temos hoje uma instituição respeitada por toda a sociedade e estamos assistindo a um processo de renovação”, afirmou Gervásio.

Gervásio destacou que pela primeira vez a Magistratura maranhense tem no comando da sua entidade associativa um juiz que não é de última entrância. “Angelo Santos é o mais novo presidente que já assumiu a Amma e uma equipe que mescla tanto juventude quanto experiência”.

“É esse conjunto de fatores que me faz acreditar e ser avalista dessa nova administração que saberá gravar o seu nome na história do Poder Judiciário”, ressaltou.

Gervásio afirmou, ainda, que neste momento de dificuldades do Judiciário em nível nacional, mais do que nunca é fundamental a união de toda a Magistratura para enfrentar as inúmeras adversidades que ainda surgirão no caminho.

Unidade

O juiz Angelo Santos agradeceu a confiança dos magistrados associados que o elegeram com expressiva votação e destacou que assumir a presidência da Amma é uma missão grandiosa e honrosa e que será o seu maior desafio. “Tenho consciência de tudo que o cargo representa e da importância desta associação no cenário estadual e nacional, bem como pelo crítico momento pela qual passa a Magistratura do Brasil”.

Angelo ressaltou que, na condição de líder associativo, estará pronto para o qualquer enfrentamento que possa surgir no cenário nacional com a tentativa de desconstrução do Judiciário. E afirmou que o momento é de paciência diante da crise em afeta todos os setores da Nação.

“Presumo que será um biênio de atribulações e lutas, mas aprendi, na vida e no movimento associativo, que as dificuldades produzem perseverança e que esta gera em nós a experiência que faz brotar a esperança que nos impulsiona para vitórias, mesmo num cenário crítico”, ressaltou o novo presidente da Amma.

Prestigiaram a solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Carvalho Cunha, a corregedora-geral de Justiça, desembargadora Anildes Cruz, o procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia, representando o governador Flávio Dino, o deputado estadual Levy Pontes, representando a Assembleia Legislativa do Maranhão, magistrados do interior e capital e convidados.

Diretoria

A Diretoria Executiva da Amma passa a ter a seguinte composição: Angelo Santos (presidente); Lavinia Helena Macedo Coelho (1º vice-presidente); Luís Carlos Licar Pereira (2º vice-presidente); Adelvam Nascimento Pereira (3º vice-presidente); Frederico Feitosa de Oliveira (secretário geral); Raphael Leite Guedes (secretário adjunto); Andréa Furtado Perlmutter Lago (tesoureira geral); Marilse Carvalho Medeiros (tesoureira adjunta).

O Conselho Fiscal é formado por Carlos Henrique Rodrigues Veloso, Maria da Conceição Sousa Mendonça, Samira Barros Heluy, Raul José Duarte Goulart Júnior e Karla Jeane Matos de Carvalho.

Os suplentes são Antonio Elias de Queiroga Filho, Francisco Soares Reis Júnior e Alessandra Costa Arcangeli.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.