Imunização

Vacinação contra febre amarela é feita nos posto de saúde de São Luís

A Secretaria orienta as pessoas sobre a importância da vacinação, mas tranquiliza a população e alerta, que não há necessidade para correria aos postos de saúde

OESTADOMA.COM / com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
A imunização contra a febre amarela é feita por meio de duas doses da vacina, sendo que a primeira pode ser aplicada em bebês a partir de nove meses de idade, neste caso, a segunda dose deve ser tomada antes dos quatro anos de idade.
A imunização contra a febre amarela é feita por meio de duas doses da vacina, sendo que a primeira pode ser aplicada em bebês a partir de nove meses de idade, neste caso, a segunda dose deve ser tomada antes dos quatro anos de idade. (VACINAÇÃO HPV )

SÃO LUÍS – É disponibilizado, durante todo o ano, nos postos de saúde da capital, a vacina contra a febre amarela. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), depois dos casos da doença registrados em cidades do estado de Minas Gerais, o aumento pela procura pela imunização em São Luís nos últimos dias.

A Secretaria orienta as pessoas sobre a importância da vacinação, mas tranquiliza a população e alerta, que não há necessidade para correria aos postos de saúde.

A imunização contra a febre amarela é feita por meio de duas doses da vacina, sendo que a primeira pode ser aplicada em bebês a partir de nove meses de idade, neste caso, a segunda dose deve ser tomada antes dos quatro anos de idade. As pessoas que receberam apenas uma dose da vacina antes de completar cinco anos de idade, devem receber uma dose de reforço, respeitando o intervalo mínimo de 30 dias entre as dosagens.

Para quem tem a partir de cinco anos de idade e nunca foi vacinado ou não possui comprovação de vacinação, a recomendação é administrar a primeira dose da vacina e fazer o reforço após 10 anos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda a vacina para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, devido à baixa imunidade; grávidas, alérgicos a gelatina e ovo também não devem ser vacinados. Para idosos a partir de 60 anos, o médico deverá avaliar o benefício e os riscos da vacina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.