Política

UE não precisa de conselhos externos, diz Hollande a Trump

Em entrevista, presidente eleito dos EUA elogiou Brexit e disse que é ''indiferente'' para ele se europeus estão unidos ou separados; Donald Trump disse que Angela Merkel cometeu um erro catastrófico ao ter deixado entrar no país todos esses ilegais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41

Paris - A União Europeia "não precisa de conselhos externos" para tomar suas decisões, afirmou o presidente francês, François Hollande, ontem, em resposta às críticas do presidente eleito americano, Donald Trump.

"Afirmo aqui, a Europa estará sempre disposta a continuar com a cooperação transatlântica, mas esta será determinada em função de seus interesses e seus valores. Não precisa de conselhos externos para lhe dizer o que tem que fazer", declarou Hollande, segundo a AFP, ao condecorar, em Paris, a embaixadora americana em fim de missão, Jane Hartley.

Manuel Valls, ex-primeiro-ministro da França e pré-candidato socialista à presidência do país, foi ainda mais duro e disse que Trump "delcarou guerra" à Europa com seus comentários.

Em entrevista ao jornal alemão "Bild", o presidente eleito dos EUA elogiou o Brexit e disse acreditar que mais países seguirão esse caminho porque "os países querem sua própria identidade" e não desejam, na sua opinião, que venham de fora de seu território para "destroçá-lo". Após lembrar que a UE foi criada em parte para enfrentar comercialmente os EUA, Trump afirmou que para ele é indiferente que os europeus estejam unidos ou separados.

Angela Merkel

Além disso, ele também criticou a primeira-ministra alemã, Angela Merkel, por sua política em relação a refugiados. Apesar de elogiar a chanceler, ele disse que ela "cometeu um erro catastrófico ao ter deixado entrar no país todos esses ilegais".

Durante uma entrevista em Berlim, após receber o premiê da Nova Zelândia, Bill English, Merkel respondeu às críticas, ao declarar: "Acho que nós, europeus, temos nosso destino em nossas mãos. Continuarei me empenhando para que os 27 países-membros trabalhem juntos de forma intensa e orientados para o futuro".

Em relação às críticas sobre sua política para refugiados, Merkel disse que o combate ao terrorismo é um desafio para todos, segundo a Deutsche Welle. "Eu vou, mais uma vez, separar isso claramente da questão dos refugiados." Ela acrescentou que muitos sírios deixaram seu país por causa do terrorismo e não apenas por causa da guerra civil.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, classificou os comentários de Trump sobre Merkel de inapropriados, também nesta segunda.

"Acho, francamente, que foi inapropriado para um presidente eleito dos Estados Unidos se envolver nos assuntos de outros países de maneira tão direta", lamentou Kerry em entrevista à CNN. "Ele terá que responder por isso", advertiu Kerry. "A partir de sexta-feira será o responsável por essa relação diplomática", reforçou. "Acho que devemos ser muito prudentes antes de dizer que um dos líderes mais poderosos na Europa (...) cometeu um erro".

Frase

"Afirmo aqui, a Europa estará sempre disposta a continuar com a cooperação transatlântica, mas esta será determinada em função de seus interesses e seus valores"

François Hollande

Presidente da França

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.