Festas

Tecnologia para incrementar eventos em todas as áreas

Projeção mapeada, sucesso na abertura da Rio 2016, ganha espaço em São Luís e encanta por permitir uma nova forma de ver e sentir

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Fachada do Palácio dos Leões dá lugar à pintura, a maior já realizada no Nordeste do Brasil; espaço foi um dos iluminados em São Luís
Fachada do Palácio dos Leões dá lugar à pintura, a maior já realizada no Nordeste do Brasil; espaço foi um dos iluminados em São Luís

Nos dias de hoje, não vivemos mais sem tecnologia. Ela está em tudo que utilizamos, vestimos e até mesmo no que comemos. Então, porque não nos eventos? Tecnologia e festa não caminham mais separadas. Muito itens podem ser acoplados a um evento moderno, porém, o destaque é a Projeção Mapeada, também conhecida como videomapping.

Como não lembrar da abertura das Olimpíadas Rio 2016? O espetáculo de cores, luzes, imagens e sons encantou e fez o brasileiro e o mundo fitar os olhos na tela. O estádio se transformou em um grande teatro. A apresentação surpreendeu os convidados pela tecnologia por meio de modernas projeções em 3D que invadiram o campo do Maracanã.

Para quem não conhece, a projeção mapeada é uma expressão artística, de uma forma moderna e viva, onde a imaginação não tem limites. Trata-se de uma técnica utilizada para projetar em superfícies irregulares, em que existe o detalhamento minucioso das características do elemento que receberá a projeção.

O mapeamento da superfície começa com a reprodução em 3D de todos os volumes a serem trabalhados. Então é criado um roteiro, e, na sequência, um filme com elementos para realçar os detalhes da superfície. Cada detalhe importa e sem esses passos se tem uma projeção, mas apenas 2D, sem a sensação de desconstrução e reconstrução.

As finalidades da Projeção Mapeada são inúmeras: campanhas publicitárias, shows, espetáculos teatrais, desfiles de moda, entre outros. O importante é levar novidade e criatividade ao evento, seja ele qual for.

Em São Luís, o público conheceu essa tecnologia durante a programação de fim de ano na cidade. Locais como o Palácio dos Leões, a Igreja dos Remédios e a Praça Nauro Machado transformaram-se em um cinema ao ar livre.

O público aprovou e pediu bis, como foi o caso da advogada Letícia Nunes. “Eu pensei que a igreja estava pintada de tão bonita que ficou. É uma sensação indescritível, é como se fizéssemos parte do espetáculo”, destacou.

VJ Rogério Pereira e o produtor de conteúdo Adriano Egger
VJ Rogério Pereira e o produtor de conteúdo Adriano Egger

Tecnologia
De acordo com o CEO da Acustica Intervenções Criativas, o VJ Rogério Pereira, a projeção mapeada tornou-se uma das principais tecnologias buscadas para inovar em eventos. “É uma tecnologia dinâmica onde a imaginação não tem limite e que permite o público interagir no contexto do cenário virtual”, destaca.

Para produzir o espetáculo de fim de ano, o empresário maranhense e VJ Rogério Pereira investiu em equipamentos que permitiram cobrir toda a área da fachada do Palácio dos Leões, realizando a maior projeção do Nordeste.


“Já realizamos o Ilumination Festival – Arte e Tecnologia e pretendemos introduzir em nosso mercado o videomapping, as projeções em 360º (fulldome) e demais tecnologias, como a Realidade Aumentada e Realidade Virtual”, esclarece Rogérioque contou com a participação do United VJs no Festival, artistas que fazem parte do time que assinou o videomapping da cerimônia de Abertura das Olimpíadas 2016.

O serviço de projeção mapeada é feito por um especialista na área. O período de instalação e adequação do mapeamento dependerá sempre da complexidade da estrutura a ser montada e da composição de mapeamento da fachada em questão. O mais importante é usar a criatividade e soltar a imaginação. Projetar é conectar interior e exterior em uma combinação perfeita e inspiradora

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.