Violência

Delegacia de Meio Ambiente e Ministério Público investigam chacinas de gatos em São Luís

Deputado protocolou ofício solicitando celeridade na apuração do caso que vitimou quase 100 animais em praça da capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Gatos foram mortos em praça de São Luís
Gatos foram mortos em praça de São Luís (gatos)

SÃO LUÍS - O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) iniciou procedimento para apurar o caso das chacinas que vitimaram quase 100 gatos em uma praça na Avenida dos Africanos, na capital. O deputado Wellington do Curso (PP) protocolou nesta segunda-feira (16) ofício solicitando celeridade nas investigações.

O promotor de justiça Fernando Barreto afirmou que as providências estão sendo tomadas. "Já estamos acompanhando através procedimento investigatório. O maior objetivo dessa ação é fazer com que políticas públicas de proteção aos animais sejam efetivamente desenvolvidas pelo estado e municípios", disse.

O caso também está sendo apurado pela Delegacia Especial do Meio Ambiente (Dema). Na manhã de ontem a delegada Bianca Almada recebeu o deputado Wellington do Curso, que protocolou ofício solicitando brevidade nas investigações .

"Nossa preocupação não é apenas punir os culpados por essas chacinas. Precisamos sim punir, mas é necessário que implantemos programas eficazes que garantam o bem estar animal. Por isso, defendemos o Programa de Proteção Animal, que prevê várias medidas, a exemplo dos centros de acolhimento e a adoção responsável", disse o deputado Wellington.

Uma Audiência Pública acontecerá no início do mês de fevereiro para abordar sobre políticas de proteção aos animais e o posicionamento do Poder Público diante dos maus tratos.

Entenda o caso

Reportagem publicada na semana passada pelo Imirante.com, mostrou que vários felinos encontrado mortos em praça na Avenida dos Africanos, que ficou popularmente conhecida por "Praça dos Gatos". Foi o segundo caso do tipo registrado no local em menos de 45 dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.