Ameaça

China tomará medidas firmes se Trump continuar desafio sobre Taiwan

Trump rompeu décadas de precedentes no mês passado ao aceitar um telefonema da presidente de Taiwan. Conversa irritou Pequim

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
O ministério de Relações Exteriores chinês, em resposta, disse que essa política era a fundação do relacionamento entre China e EUA, e que não é negociável.
O ministério de Relações Exteriores chinês, em resposta, disse que essa política era a fundação do relacionamento entre China e EUA, e que não é negociável. (O presidente eleito Donald Trump foi alvo de críticas do atual vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden)

PEQUIM - A China vai “tirar as luvas” e tomar ações efusivas caso o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, continue a provocar Pequim sobre Taiwan quando assumir o cargo, disseram dois jornais estatais chineses ontem.

Em uma entrevista com o Wall Street Journal publicada na sexta-feira, Trump disse que a política de “uma China” estava aberta para negociações. O ministério de Relações Exteriores chinês, em resposta, disse que essa política era a fundação do relacionamento entre China e EUA, e que não é negociável.

Trump rompeu décadas de precedentes no mês passado ao aceitar um telefonema da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, parabenizando-o pela vitória nas eleições presidenciais norte-americanas. A conversa irritou Pequim, que considera Taiwan parte da China.

“Se Trump estiver determinado a usar esta jogada quando tomar posse, um período de interações ferrenhas e nocivas será inevitável, à medida que Pequim não terá escolha a não ser tirar suas luvas”, disse o jornal China Daily, publicado em inglês.

O Global Times, um influente tabloide estatal, ecoou o China Daily, dizendo que Pequim tomaria “duras contramedidas” contra a tentativa de Trump de “danificar” o príncípio de “China unificada”.

Segundo o jornal, a China continental será levada a acelerar a reunificação com Taiwan e combater sem clemência aqueles que defendem a independência da ilha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.