Greve

Termina hoje prazo para empresários e motoristas chegarem a um acordo

Motoristas e cobradores se mantêm mobilizados e não descartam greve de ônibus esta semana em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

Até o momento não existe um sinal de acordo entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (Sttrema) e os empresários do setor para se evitar uma possível greve dos trabalhadores esta semana. Segundo afirmou o presidente do sindicato, Isaías Castelo Branco, o prazo para um posicionamento dos empresários termina hoje.

O Sttrema aprovou estado de greve após duas assembleias gerais da categoria realizadas na última quinta-feira, dia 12. A categoria afirma que vários pontos não estão sendo cumpridos pelos empresários, o que exige deles uma ação mais enérgica.

De acordo com o sindicato, um acordo firmado entre Ministério Público, Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET), Prefeitura de São Luís e consórcios - que determina o remanejamento dos trabalhadores de empresas que deixaram o transporte público de São Luís para aquelas que venceram a licitação - não está sendo cumprido.

A categoria também reclama que verbas rescisórias, 13º salário dos fiscais dos consórcios Rio Anil e São Cristovão não foram pagos. Salário em algumas empresas também estariam atrasados, enquanto outros não pagam através de conta-salários, como foi estipulado em convenção coletiva. Além disso, eles reclamam do excesso de trabalho e descumprimento do intervalo para descanso entre uma viagem e outra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.