Comportamento

Volta às aulas requer disciplina e planejamento em família

Preparação psicológica para uma nova jornada estudantil e apoio da família são fundamentais na reorganização da rotina escolar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Danieli  Morais e a filha, Júlia, vivem retorno à rotina
Danieli Morais e a filha, Júlia, vivem retorno à rotina (Danieli Morais e filha Julia)

Depois de uma longa temporada de descanso, é hora de reajustar o despertador e reorganizar o material na mochila, pois as aulas estão de volta e, com elas, a rotina estudantil. Para muita gente, como a contadora Danieli Morais, mãe da Júlia, de 4 anos, o momento requer o restabelecimento de um padrão diário.

“As férias foram divertidas e longas. Júlia acordou mais tarde que o de costume quase todos os dias e não tem hora pra ir dormir. Mas agora, nessas últimas semanas de férias, é preciso voltar a estabelecer os limites de horário. Senão, ela vai sentir mais dificuldade quando tiver que voltar pra escola de manhã”, explica.

O pensamento de Danieli Morais vai ao encontro do que educadores e psicólogos recomendam. “É importante que a criança entenda como o dia funciona e quais são os horários apropriados para as diversas tarefas e responsabilidade que ela também tem, mesmo na infância”, explica a psicóloga Carla Cristini Cunha, do Hapvida Saúde.

Planejamento
A especialista orienta que, nestas últimas semanas de férias escolares, os pais ajudem os filhos a organizar o material escolar, uniforme e, juntos, estabeleçam uma rotina de estudos, que deve ser diária, em horário adequado para cada família. “Por exemplo, se a criança for para a escola pela manhã, o ideal é que, depois do almoço e de descansar um pouco a mente, ela se volte para as lições de casa, de preferência, com o acompanhamento de um responsável, seja mãe, pai, vó, vô, tia, professor particular, etc”, recomenda Carla Cristini.
Se o horário da escola for vespertino, então é indicado que a criança faça as tarefas escolares logo depois que tomar o café da manhã, pois assim terá energia para desenvolver bem as tarefas e fixar melhor o conteúdo.

(Re)adaptação
Outra dica da especialista é voltada para os educadores, em especial, aqueles que lidam com as crianças na educação infantil. As crianças que vão dar início agora à vida escolar precisam, necessariamente, passar por um período de adaptação. Os gestores das escolas sabem disso e já programam para que esse período, geralmente de 7 dias, ocorra uma semana antes do reinício das aulas para todos os alunos.
“Dessa forma, depois de uma semana na escola, na companhia dos pais, conhecendo as professoras em sala de aula e se habituando ao convívio com elas, as crianças ganham autoconfiança e não estranham tanto quando todas as outras crianças voltam às aulas”, destaca Ester Veras, coordenadora pedagógica das turminhas de maternal na Escola Portal do Saber, em São Luís.

Novatos
Mesmo que já tenham noção da rotina escolar, as crianças maiores também podem se sentir desconfortáveis ao voltarem para a escola, mas, em vez da antiga professora e da sala, elas encontrarem turmas diferentes, com colegas novatos e em outro ambiente.
Elas podem se sentir pior ainda se forem a “novidade do pedaço”. Isso ocorre com frequência, segundo a psicóloga, porque os pequeninos já construíram laços afetivos e criaram o senso de segurança e proteção em um ambiente. “Quando esses fatores são alterados, é preciso que tanto os professores quanto os pais envolvam a criança de forma positiva, acompanhando e até conhecendo os pais dos colegas, para tentar aproximar as crianças e fazer surgir novas amizades”, indica a especialista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.