Sozinho

Cleomar Tema é candidato único na Famem

Comissão eleitoral indeferiu candidatura de Irlahi Moraes, prefeita do município de Rosário, por causa de pendências no registro de chapa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Cleomar Tema deve ser eleito presidente da Famem
Cleomar Tema deve ser eleito presidente da Famem (Cleomar Tema)

A comissão que coordena o processo de eleição para a nova diretoria da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), indeferiu na última sexta-feira o registro de candidatura de Irlahi Moraes (PMDB), prefeita do município de Rosário e que lidera a chapa “Famem de todos nós”.

Com o indeferimento da peemedebista, o prefeito de Tuntum, Cleomar Tema (PSB), passa a ser candidato único no pleito. Ele lidera a chapa “Prefeito Humberto Coutinho”, uma homenagem ao presidente da Assembleia Legislativa.

Na última quinta-feira a coordenação eleitoral publicou comunicado oficial, informando que havia notificado os dois candidatos a presidente da entidade, para sanarem pendências nos registros de chapa.

No despacho, o colegiado informou que as pendências referiam-se a municípios não filiados que estavam participando das chapas; documentos enviados em cópias, quando o estatuto da entidade exige vias originais e substituição de municípios devido a pedidos de renúncia.

Cleomar Tema e Irlahi Moraes tinham até a última sexta-feira para sanar as pendências. A peemedebista, contudo, não conseguiu. Já Tema, teve candidatura deferida.

A eleição para o comando da Famem será realizada a partir das 8h de segunda-feira.

A expectativa da comissão eleitoral é de que 95% dos prefeitos eleitos e reeleitos compareçam para a confirmação de voto. No último pleito 184, dos 217 prefeitos, participaram do processo eleitoral.

O último presidente da entidade, ex-prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PDT), deve comparecer ao ato.

O candidato que for eleito segunda-feira, exercerá mandato no biênio 2017/2018.

Saiba Mais

O Estado tentou entrar em contato com a prefeita do município de Rosário, Irlahi Moraes (PMDB), para obter informação a respeito das medidas que deverão ser adotadas em decorrência do indeferimento de sua candidatura, mas não conseguiu.

Votação

O processo eleitoral da Famem institui como regra para uma situação em que há apenas um candidato, o sistema de votação mínima. Ou seja, para ser eleito, Cleomar Tema deverá receber número de votos superior ao de brancos e nulos. Exemplo, se apenas cinco prefeitos comparecerem à eleição, e destes, três votarem no candidato e os outros dois anularem voto, o candidato estará eleito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.