Cultura Popular

Queimação de palhinhas ocorre nesta sexta (13) na Casa da Festa

Tradição marca o encerramento das festas natalinas e tradicionalmente é feita no dia 6 de janeiro, Dia de Reis

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

A tradicional queimação de palhinhas, feita em celebração ao Dia de Reis, 6 de janeiro, será feita nesta sexta (13), na Casa da Festa, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Rua dos Giz, Praia Grande, às 18h. A queimação encerra a programação de Natal promovida Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur).

A programação terá início com a concentração dos grupos natalinos tradicionais “Reis das Nuvens” e “Reis do Alecrim”, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

De lá sairão em cortejo até a Rua do Giz, até chegar ao presépio do Paço da Quaresma, onde está a imagem do Menino Jesus que será levada até o presépio do “Espaço do Artista Popular”, localizado no interior do prédio do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.

Na chegada do cortejo será celebrada uma ladainha e, na sequência, haverá distribuição de murtas aos presentes para que sejam queimadas, conforme o ritual.

Por fim, será servido um coquetel público com bebidas e comidas tradicionais da festividade, como o chocolate quente e bolo de tapioca.

O ritual

O ritual da Queimação de Palhinhas, tradicional no Maranhão e em algumas cidades de Portugal, é marcado pelo desmonte do presépio que reproduz a cena do nascimento de Jesus e a visita dos reis magos ao recém-nascido, na manjedoura.

Ao som da ladainha, que alterna latim e língua portuguesa, os fiéis retiram aos poucos as palhinhas da murta, que são utilizadas para decorar o presépio, e colocam para queimar em um fogareiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.