Eleição

Pesquisa aponta vitória de Fillon sobre Le Pen em eleição francesa

Conservador François Fillon venceria a líder da extrema-direita Marine Le Pen com 63% dos votos contra 37%, caso ambos se enfrentem no segundo turno

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

Paris - O conservador François Fillon venceria a líder da extrema-direita Marine Le Pen com 63% dos votos contra 37%, caso ambos se enfrentem no segundo turno da eleição presidencial de maio, segundo pesquisa de intenção de voto publicada ontem.

A pesquisa POP 2017 acompanha os resultados de outros levantamentos, mostrando Fillon, ex-primeiro-ministro, perdendo força no primeiro turno, caindo para 24% ante até 27,5% há um mês, mas com força suficiente para avançar ao segundo turno e derrotar Le Pen confortavelmente em 7 de maio.

A pesquisa mostra Fillon atrás da líder de Le Pen, da Frente Nacional, por um ou dois pontos percentuais no primeiro turno da eleição, em 23 de abril.

No entanto a pesquisa também confirma que Emmanuel Macron, popular ex-ministro da Economia no governo do socialista François Hollande que concorre como independente, pode estar em posição de conseguir uma surpresa.

Macron é visto como possível terceiro lugar no primeiro turno, com 16% a 20% dos votos, segundo a pesquisa, dependendo de qual candidato os socialistas escolherem nas primárias neste mês.

A pesquisa, que tem margem de erro de 3,3 pontos, foi feita pela internet de 6 a 8 de janeiro e com base em uma amostra de 946 pessoas registradas para votar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.