Férias

Norte e Nordeste têm roteiro integrado, que inclui o Maranhão

Na divisa entre Maranhão, Piauí e Tocantis, o visitante pode conhecer os Lençóis Maranhenses, o Parque de Sete Cidades e o Jalapão

Portal Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Lençóis Maranhenses, no Maranhão
Lençóis Maranhenses, no Maranhão

Na divisa entre os estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, conhecida como MaPiTo, o visitante vai encontrar locais repletos de belezas naturais únicas, como os Lençóis Maranhenses (MA), o Parque de Sete Cidades (PI) e o Jalapão (TO). O roteiro integrado entre os três estados das regiões Nordeste e Norte, é uma boa opção para aproveitar as férias.

A viagem pode começar por uma das três capitais do roteiro turístico: Palmas – no norte do Brasil – ou ainda nas vizinhas do Nordeste: São Luís (MA) e Teresina (PI). As cidades reúnem festas populares, rica culinária regional e grandes atrativos naturais.

Palmas

Inaugurada em 20 de maio de 1989, Palmas é conhecida pela moderna arquitetura, mas tem muito mais a oferecer. A Praça dos Girassóis abriga palácios como o Araguaia, sede do governo, e monumentos dedicados aos índios, Carlos Prestes, entre outros. A capital fica nas margens de uma barragem que represa o rio Tocantins e são muitas as opções de praias fluviais, entre elas, a Graciosa. Palmas é também o portal de entrada para o Jalapão, um complexo de serras, vales, cachoeiras e dunas com uma gama de atrativos que proporcionam aventura e ecoturismo aos visitantes.

Jalapão, em Palmas
Jalapão, em Palmas

Maranhão

No Maranhão, cultura, tradição e belezas naturais formam um trio difícil de resistir. O Centro Histórico de São Luís, com seus casarões vestido de azulejos, é Patrimônio Cultural da Humanidade.

Os monumentos refletem a história de uma cidade que foi disputada por franceses, holandeses e portugueses. Da miscigenação dos colonizadores com índios e escravos surgiram crenças, lendas, danças e pratos típicos que tornam a experiência do viajante ainda mais especial.

A partir da capital, é possível chegar aos Lençóis Maranhenses, um gigantesco conjunto de lagoas e dunas. O artesanato de fibras vegetais é outro destaque na região e encanta os visitantes que desejam levar uma lembrança do local para casa.

Teresina

Teresina é banhada pelos rios Poty e Parnaíba. Este último separa o Piauí do Maranhão e desagua no Oceano Atlântico em forma de delta (com cinco “braços” entre os dois estados) e dezenas de ilhas, dunas e muitas opções de passeios para conhecer as belezas naturais da região.

A capital, nascida em 1852, é uma mescla do antigo com o moderno. A gastronomia é marcada pelos sabores do sertão nordestino. As tradições regionais também se apresentam no artesanato e demais manifestações culturais.

A partir da capital piauiense, é possível acessar o Parque Nacional de Sete Cidades, um dos principais sítios arqueológicos do Brasil. Entre as atrações mais conhecidas estão: a Biblioteca, Pedra da Tartaruga, Os Três Reis Magos, Os Canhões, Cabeça de Dom Pedro, Arco do Triunfo e as cachoeiras do Riachão e o Olho D’água dos Milagres.

Parque Nacional das Sete Cidades, no Piauí
Parque Nacional das Sete Cidades, no Piauí

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.