Governo dos EUA

México nomeia novo embaixador nos EUA perante chegada de Trump ao poder

Mudança acontece uma semana antes da posse do novo presidente americano, Donald Trump

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

Washington - O governo do México informou na sexta-feira,13, a saída de Carlos Manuel Sada Solana do cargo de embaixador nos Estados Unidos e a entrada de Gerónimo Gutiérrez Fernández, uma semana antes da posse do novo presidente americano, Donald Trump.

Solana deixará a embaixada em Washington após oito no cargo para exercer a função de subsecretário para a América do Norte, indicou a Secretaria de Relações Exteriores (SRE) do México em comunicado.

Apesar da mudança, será ele quem irá à posse de Trump no dia 20 de janeiro em Washington, e três dias depois assumirá seu novo posto. Já a nomeação de Fernández deve ser ratificada pelo Senado assim que for aprovada pelo governo dos Estados Unidos.

Marco

Atualmente, o novo embaixador é o diretor-gerente do Banco de Desenvolvimento para a América do Norte (BDAN), instituição criada no marco do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (NAFTA), acordo que Trump questiona e pretende renegociar por considerar que prejudica seu país.

Fernández, economista com mestrado em Administração Pública pela Escola de Governo John F. Kennedy da Universidade de Harvard, trabalhou nos últimos quatro governos do México.

Entre 2000 e 2006, durante o governo de Vicente Fox, foi subsecretário para a América do Norte. Já com de Felipe Calderón (2006-2012), ocupou a Subsecretaria para a América Latina e o Caribe da SRE e a Subsecretaria do Interior.

Por sua vez, "o embaixador Solana tem uma ampla experiência no trabalho diplomático e na proteção dos direitos dos mexicanos na América do Norte, assim como na defesa dos interesses do México no exterior", destacou a SRE.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.