Geral | Tremor

Mapa mostra intensidade de terremotos que ocorreram no Maranhão neste mês

De acordo com levantamento, o estado já foi afetado por 32 vezes neste mês; o último tremor registrado, no dia 7 deste mês, teve epicentro em Morros
OESTADOMA.COM13/01/2017 às 09h35
Após tremor, casa apresentou rachaduras no interior do estado

SÃO LUÍS - O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) divulgou mapa que mostra a intensidade dos tremores que atingiram o Maranhão neste mês. De acordo com outro instituto de pesquisa da área, o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o estado já foi afetado por 32 vezes neste mês. O último registrado no dia 7 e teve epicentro em Morros, distante 97 km da capital.

Até agora, o tremor mais forte (magnitude 4.6 na escala Richter) ocorreu no dia 3, com epicentro em Vargem Grande, cidade distante 194,8 km de São Luís. Segundo os pesquisadores da USP, o tremor ocorrido neste dia é um dos sismos brasileiros mais importantes dos últimos tempos e é considerado o maior da história do Maranhão.

Com base em levantamento no início do mês, os estudiosos elaboraram uma mapa que indica a intensidade dos tremores que ocorreram no dia 3. A USP recebeu quase 100 relatos de pessoas que sentiram o evento e descreveram com detalhes a experiência que tiveram.

Mapa elaborado por pesquisadores da USP

Na figura, os círculos indicam de onde vieram os relatos, as cores são valores interpretados da Intensidade Mercalli a partir de uma média dos relatos em uma determinada região e a estrela representa o epicentro do tremor. Conforme os pesquisadores de São Paulo, o tremor pôde ser sentido dentro e fora de casa, movendo objetos e acordando pessoas.

Com base no mapa, percebe-se que as intensidades vão diminuindo a medida que os relatos se afastam do epicentro. Os valores de maior intensidade estão próximos da estrela, mas devido a baixa quantidade de relatos no interior do Maranhão, estes valores não batem exatamente com o epicentro. Deve-se lembrar, ainda, que o epicentro calculado tem uma incerteza de 10km.

Registros

O Maranhão teve, até o início da manhã desta sexta-feira (13), 32 tremores de terra registrados pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), de acordo com a UnB. Dentre os 32, o último tremor (magnitude 3 na escala Richter) foi registrado no dia 7, no município de Morros. Os abalos de magnitude menor que 1 na escala Richter não foram levados em consideração pela RSBR. Os outros 31 tiveram epicentro em Vargem Grande.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte