Governo

Escolha de Trump para a CIA inclui Rússia em lista de desafios globais

Mike Pompeo é membro republicano da Câmara dos Deputados e ex-oficial do Exército

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

Nova York - Mike Pompeo, o escolhido do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para comandar a CIA, descreveu ontem diversos desafios que os EUA enfrentam, desde uma Rússia agressiva, passando pelo Irã até uma China que disse estar criando "tensões reais".

Pompeo, membro republicano da Câmara dos Deputados e ex-oficial do Exército, falava no Senado durante o início de sua audiência para a confirmação de seu posto.

Divergindo da posição de Trump de buscar laços mais próximos com a Rússia, Mike Pompeo disse que a Rússia está "se afirmando agressivamente" ao invadir e ocupar a Ucrânia, ameaçando a Europa e "fazendo quase nada" para destruir o Estado Islâmico.

Em discurso preparado, Pompeo destacou que a CIA não realiza políticas em qualquer país, acrescentando que "é uma decisão política assim como o que fazer com a Rússia".

Inteligência

O depoimento acontece em um momento em que Trump, republicano que assume a Presidência em 20 de janeiro, rivaliza abertamente com as agências de inteligência dos EUA.

Durante semanas, o presidente eleito questionou a conclusão das agências de inteligência de que a Rússia fez hacking e usou outras táticas para tentar alterar o curso da eleição presidencial de 2016 a seu favor. Na quarta-feira, Trump disse que a Rússia está por trás do ataque hacker, mas que outros países também estão realizando ataques cibernéticos contra os EUA.

Nesta semana, Trump criticou furiosamente autoridades da inteligência acusando vazamento de um dossiê que faz alegações não verificadas a respeito de suas relações na Rússia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.