Universidade

Editora da UFMA é recordista em publicações encaminhadas à Biblioteca Nacional

O índice alcançado pela Edufma supera a classificação imposta pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
706 livros foram chancelados pela editora
706 livros foram chancelados pela editora (ufma estudos africanos)

SÃO LUÍS - A Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma) é recordista em publicações encaminhadas à Biblioteca Nacional. A marca é decorrente de 112 exemplares publicados no ano passado pela Universidade, totalizando 706 livros chancelados pela editora. Todas as obras seguem as normas do sistema International Standard Book Number (ISBN).

O índice alcançado pela Edufma supera a classificação imposta pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), que tem, segundo o diretor da Editora da UFMA, Sanatiel Pereira, a média normal de publicações compreendida entre 14 e 26 exemplares por ano. “Fomos muito além da média prevista pela Abeu. O encaminhamento de mais de 100 livros em um ano é, sem dúvida, um marco para a Universidade”, disse o diretor.

As normas que padronizam os livros da Edufma são definidas pelo ISBN, um sistema internacional capaz de identificar numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em códigos de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a circulação e comercialização das obras.

O primeiro livro chancelado pela Edufma e coordenado pela ISBN foi publicado em 1993. O recorde atingido no ano do cinquentenário da UFMA reflete a preservação do registro e garante reconhecimento internacional à Universidade, segundo Sanatiel Pereira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.