Incentivo

Babaçu é um dos produtos com desconto no Pronaf, este mês

Produto muito comum no Maranhão foi um dos 13 que recebeu bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Palmeiras de babaçu são muito encontradas no Maranhão
Palmeiras de babaçu são muito encontradas no Maranhão (Babaçual)

O babaçu é um dos 13 produtos que receberá, este mês, o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) para abatimento em financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). No caso da amêndoa maranhense, o preço médio de mercado é de R$ 1,38 por quilo, enquanto o preço de garantia é de R$ 2,87 por quilo, com bônus de garantia de 51,92%.

Além do babaçu, também têm direito ao bônus açaí (fruto, batata, borracha natural (heveicultura), cacau (amêndoa), cara/inhame, cebola, leite, manga, raiz de mandioca, sorgo, trigo e triticale. A lista com as culturas beneficiadas foi publicada ontem (10), no Diário Oficial da União (DOU), pela Secretaria Especial de Agricultura familiar e do Desenvolvimento Agrário.

A cultura com o maior bônus este mês é o babaçu amêndoa, com 68%, para o Ceará. Os preços de mercado referem-se ao mês de dezembro de 2016. O período de validade do bônus é de 10 de janeiro a 9 de fevereiro de 2017.

O desconto é calculado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a partir de levantamento, nas principais praças de comercialização, dos produtos da agricultura familiar que integram a PGPAF. Aqueles com preço de mercado abaixo do mínimo estabelecido pelo Governo Federal recebem um bônus equivalente à diferença, para abatimento em parcelas do Pronaf.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.