Despedida

Temer viaja para velório de Mário Soares com Sarney e Gilmar Mendes

Michel Temer participa hoje das homenagens de despedida ao ex-presidente português, que faleceu sábado,7, aos 92 anos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

Brasília - O presidente Michel Temer viajou ontem para Lisboa onde participa das cerimônias fúnebres do ex-presidente português Mário Soares. Temer viajou acompanhado do ex-presidente da República José Sarney, do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e do subsecretário-geral do ministério das Relações Exteriores, Fernando Simas Magalhães.

Presidente de Portugal entre 1986 e 1996, Mário Soares também foi primeiro-ministro do país (1976-1978 e de 1983-1985). Ele morreu na tarde de sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, onde estava internado desde o dia 13 de dezembro. O governo de Portugal decretou luto oficial de três dias, iniciado ontem.

No Mosteiro dos Jerônimos, onde ocorre o velório aberto ao público, Temer participa hoje das últimas homenagens a Soares, às 13h (horário local). Em seguida, o corpo do político português segue para o Cemitério dos Prazeres, também na capital portuguesa, para o funeral.

Antes do embarque, o presidente cumpriu agenda no interior do Rio Grande do Sul e ficou em Brasília por algumas horas.

Biografia

Mário Soares é considerado por muitos um dos grandes nomes da democracia em Portugal. Foi advogado, fundou o Partido Socialista, lutou contra a ditadura de Salazar, foi preso e exilou-se em Paris. Voltou ao país após a Revolução dos Cravos, movimento que derrubou a ditadura.

Conduziu Portugal no processo de adesão à União Europeia, entre outros feitos. De volta a Portugal, foi ministro dos Negócios Estrangeiros, primeiro-ministro e presidente da República.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.