Em páginas

Retrato de uma “majestade” reunidos em publicação

Fotógrafo Brawny Meireles está apresentando mais uma obra, desta vez, “Nossa Imperatriz: Cidade Majestade”, em que homenageia, com fotos e textos, a cidade mais importante da região tocantina

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Brawny Meireles dedica-se á arte da fotografia há 25 anos
Brawny Meireles dedica-se á arte da fotografia há 25 anos

Há 25 anos dedicando-se à área da fotografia, o maranhense Brawny Meireles acaba de lançar mais um livro. O título chama-se “Nossa Imperatriz: Cidade Majestade”, em homenagem a mais importante cidade da região tocantina. A obra foi lançada durante o 14ª Salão do Livro de Imperatriz, em dezembro, no Centro de Convenções de Imperatriz. A realização é da Associação Maranhense de Fotografia (Amaphoto).

O livro de Brawny Meireles retrata a cidade na atualidade, mas resgata também um pouco de sua história, em imagens e textos. Há fotografias que registram, por exemplo, o início de sua povoação, com textos do historiador Adalberto Franklim, no capítulo “O Passado”.

Segundo Meireles, “Nossa Imperatriz: Cidade Majestade” mostra também o jeito imperatrizense de ser, no capítulo “Nosso Povo”. “Ao todo, o livro traz 58 páginas e este é o meu quarto título. Mas tenho ainda um em homenagem à capital maranhense, intitulado ‘Nossa São Luís’, com primeira edição apresentada por ocasião do aniversário de 400 anos de São Luís, em 2012, e a segunda, em 2013”, lembra.

Brawny tem ainda livro chamado “Imperatriz do Brasil”, lançado em 2009, com boa repercussão e participação de membros da Academia Imperatrizense de Letras. Outro é intitulado “São Luís Luz di Versos”, obra que contou com a participação de personalidades da literatura como José Chagas, Nauro Machado e José Sarney, entre outros.

Expansão

Sobre sua obra em homenagem à Imperatriz, o fotógrafo traz ainda um capítulo intitulado “Cidade Contemporânea”, em que mostra o aspecto geofísico da cidade, dentro da ótica de sua expansão urbana. Conforme ele, o epíteto “majestade” justifica-se pelo fato de Imperatriz ser a cidade mais importante da região tocantina e também por sua pujança econômica e cultural.

Atualmente, o fotógrafo divide-se entre São Luís e Imperatriz, onde tem parentes. Toda a sua infância foi em Imperatriz. “Minha intenção, além de valorizar a cidade, é despertar o sentimento de pertencimento a ela e também contribuir para a conservação de sua memória visual”.

Brawny Meireles, que nasceu Braoniense Anastácio Meireles, de 1964, é natural de Lago da Pedra. É fotojornalista experiente e autor de diversas publicações fotográficas, além de um dos fundadores da Associação Maranhense de Fotografia (Amaphoto). Além de discente do curso superior de Artes Visuaus da Universidade Federal do Maranhão, atualmente dedica-se a trabalhos autorais e também coordena o projeto “Foto ma Lata”, desenvolvido pela Amaphoto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.