Carga tributária

Preço do material escolar tem quase 50% só de imposto imbutido

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, é preciso pesquisar bastante antes de comprar para encontrar melhores preços

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Por causa da alta carga tributária, é preciso pesquisar antes de comprar material escolar
Por causa da alta carga tributária, é preciso pesquisar antes de comprar material escolar (material escolar)

O início do ano letivo é um período preocupante para os pais, principalmente quando eles recebem a lista do material escolar dos seus filhos. Os itens são alguns dos que mais causam impacto no orçamento familiar, de acordo com o presidente executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), João Eloi Olenike. Além disso, o preço dos produtos tem grande variação por causa da carga tributária, que pode chegar a 50% os valores dos itens. A saída é pesquisar.

Um levantamento feito pelo IBPT considera a incidência tributária em itens da lista escolar, como por exemplo, a cola (42,71%), o estojo (40,33%), a lancheira, (39,74%), o fichário (39,38%), o papel sulfite (37,77%), a agenda (43,19%), e o caderno (34,99%), todos esses encargos são embutidos nos preços dos produtos apenas para pagar os tributos federais, estaduais e municipais.

A exceção ocorre nos livros didáticos, que, apesar de possuírem imunidade de impostos, a incidência de encargos sobre a folha de pagamento e sobre o lucro da sua venda, faz também com que tragam uma carga tributária de 15,52%. "O Brasil é um dos poucos países do mundo que tributam a educação, os brasileiros poderiam ter uma melhor formação, se não fosse a alta carga tributária. Por serem itens de necessidade básica, a educação deveria ser menos tributada e muito mais acessível aos consumidores", insiste Olenike.

São Luís

Em São Luís, de acordo com levantamento do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA), a variação de preços dos itens da lista de material escolar chega a 930%. Foram pesquisados 177 itens em papelarias e livrarias de São Luís, entre os dias 26 de dezembro de 2016 e 4 de janeiro deste ano.

O item com maior variação de preço foi o lápis preto nº 02. Em segundo lugar ficou o modelo de lápis da Faber Castell ‘Ecolápis It Girl’, com variação de 698,89%, vendido entre R$ 7,19 e R$ 0,90. Outros itens que também tiveram variação foram a caneta esferográfica, mochilas, cadernos, agendas, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.