Vendas fracas

Comércio varejista tem o pior resultado em 16 anos, diz Serasa

Movimento dos consumidores nas lojas de todo o país recuou 6,6% em 2016; maior retração deu-se no segmento de veículos, motos e peças, com queda de 13%

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Segmento de veículos foi um dos que tiveram maior retração do consumidor no ano passado
Segmento de veículos foi um dos que tiveram maior retração do consumidor no ano passado (carros)

São Paulo - A atividade no comércio varejista mostrou queda de 6,6% no ano passado. Assim, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país registrou o pior desempenho dos últimos 16 anos. Os números são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. O pior resultado até então havia sido o recuo de 4,9% em 2002 por causa da crise do racionamento de energia elétrica (“Crise do Apagão”).

A maior retração do consumidor no ano passado deu-se no segmento de veículos, motos e peças, o qual registrou queda de 13,0% frente ao mesmo período do ano passado. A segunda maior queda foi de 12,6%, observada no movimento dos consumidores nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Houve recuo também significativo, de 11,1%, nas lojas de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática.

Retrações menores ocorreram nas lojas de material de construção (-5,4%) e nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-7,0%). Somente o segmento de combustíveis e lubrificantes se mantém no terreno positivo, com alta de 1,8% em relação ao período acumulado de janeiro a dezembro do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, as dificuldades enfrentadas pelos consumidores durante o ano passado (juros altos nos crediários, desemprego em alta, confiança ainda em patamar deprimido) impactaram negativamente a atividade varejista, ao longo de todo o ano de 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.