Câmara Federal

Rodrigo Maia descarta retaliação após reeleição na Câmara

Deputado mostra-se confiante na liberação para novo mandato

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

BRASÍLIA - O presidente da Câmara e candidato à reeleição no cargo, Rodrigo Maia (DEM-RJ) se mostrou orgulhoso ao ser citado pelo colega Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) como o presidente que não criou "patota" na Casa. "Acho que esse é o caminho: não restringir o poder a poucos e distribuir o poder", afirmou.

Mesmo sem formalizar sua candidatura, Maia destacou que não haverá retaliação a Ninguém no dia seguinte ao processo eleitoral na Câmara.

"Retaliar não é democrático", justificou. O deputado lembrou que logo que foi eleito presidente da Casa partilhou o poder com todos. Ao ser questionado sobre a acusação de que estaria oferecendo cargos no governo em troca de apoio à sua recondução, Maia ignorou a pergunta.

O presidente da Câmara disse que seu objetivo é manter a harmonia e o ambiente menos radicalizado criado em sua gestão, "sem conflitos pessoais" entre os parlamentares durante as votações em plenário e com respeito à oposição. Maia sucedeu na presidência o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), hoje preso, que ficou marcado no Congresso como um parlamentar que tinha um grupo político forte e não poupava seus adversários.

Para Maia, o Supremo Tribunal Federal (STF) não deve interferir no processo eleitoral interno. Em sua avaliação, a escolha do presidente do próximo biênio deve se restringir ao campo político e deve ser capaz de fortalecer a instituição.

O deputado voltou a repetir que ainda está "amadurecendo" sua candidatura, mas defendeu o direito de disputar um segundo mandato para o comando da Câmara. Ele enfatizou que a restrição para disputa do cargo é da época da ditadura militar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.