Carnaval

Pré-Carnaval já toma conta de São Luís

Nas ruas da Madre Deus, a animação do bloco C. de Asa fez cortejo que movimentou a tarde de domingo em mais um aquecimento para a folia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Foliões movimentaram as ruas da Madre Deus ontem
Foliões movimentaram as ruas da Madre Deus ontem (C. de Asa)

O bairro Madre Deus, reduto da boemia e folia, em São Luís, teve mas um fim de semana de pré-carnaval com mais um arrastão do bloco C. de Asa. Ontem, o bloco fez uma homenagem a Seu Veloso, uma das personalidades e músicos do bairro falecido em 2016. O bloco saiu do Morro do Querosene e seguiu por diversas ruas do bairro. Até a chegada do período oficial da Folia de Momo, o C. de Asa fará seu arrastão em todos os domingos do pré-carnaval.

Com 20 anos de Carnaval, o C. de Asa é um dos mais tradicionais blocos do Carnaval de Rua de São Luís. É ele quem dá a largada para a Folia de Momo todos os anos. O primeiro arrastão promovido pelo bloco é na tarde do Dia de Natal, 25 de dezembro. A concentração do bloco começa sempre por volta das 12h, mas é a partir das 16h que os brincantes saem cantando e dançando velhas marchinhas de carnaval.

O C. de Asa é reconhecido como a primeira manifestação carnavalesca de São Luís, a iniciar o cortejo da folia. Todo dia 25 de dezembro os foliões saem à rua, preparando-se para a chegada do Carnaval. “Nós somos o bloco que saímos primeiro e nos recolhemos por último. É uma festa que reúne famílias, moradores antigos e muita gente que vem de outros bairros só para saudar o bloco”, afirmou Goreth Costa, presidente do bloco.

O bloco surgiu como uma forma de reunir amigos, artistas e percussionistas do bairro em uma brincadeira carnavalesca, assim eles escolheram um nome irreverente e saíram. Logo, a festa chamou atenção dos moradores e hoje é uma das brincadeiras mais representativas do bairro. Este ano eles completam 18 anos de folia. Com a maioridade, os foliões prometem ainda mais alegria no Carnaval. “Com 18 anos já pode tudo, então vamos brincar ainda mais, mas com responsabilidade”, brincou o folião Arnaldo Martins.

E atento aos acontecimentos que repercutem no Brasil e no mundo, este ano o bloco presta uma homenagem à Chapecoense. O bloco, que não tem um número de integrantes fixos, aumenta a cada ano, e basta chegar para já fazer parte da folia. Até os músicos vão se juntando ao grupo à proporção que o C. de Asa vai passando pelas ruas. A organização do bloco estima que nesse primeiro dia de “arrastão” participaram do cortejo aproximadamente mil pessoas. O bloco sai às ruas, com concentração sempre ao meio-dia, na Rua Lúcio de Mendonça, próximo ao Ponto de Fuga, no Largo do Caroçudo, na Madre Deus, todos os domingos do pré-carnaval.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.