Governo Michel Temer

Michel Temer participa do funeral do ex-presidente de Portugal, Mário Soares

Considerado o principal líder civil na luta contra a ditadura no seu país, Soares morreu no sábado, 7, aos 92 anos; em nota, presidente brasileiro declarou-se triste com a notícia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Michel Temer se disse triste com morte de ex-presidente de Portugal
Michel Temer se disse triste com morte de ex-presidente de Portugal (Michel Temer)

BRASÍLIA -Michel Temer viaja a Lisboa para participar, na terça-feira (10), do funeral do ex-presidente de Portugal, Mário Soares. Uma das maiores personalidades política de Portugal, Soares morreu neste sábado (7), aos 92 anos, após mais de 20 dias de internação.

A previsão é que Temer embarque para Portugal no início da tarde desta segunda-feira (9). Em nota, Temer disse ainda ter recebido com tristeza a notícia da morte de Soares e afirmou que ele foi “ figura-chave do Portugal moderno” e “amigo do Brasil”.

O governo português decretou luto oficial de três dias, a contar a partir desta segunda-feira (9), pela morte de Mário Soares. Lisboa vai receber cerimônias fúnebres de Soares nestas segunda e terça-feiras, que incluirão um velório aberto ao público no Mosteiro de São Jerônimo.

Mário Alberto Nobre Lopes Soares morreu no último sábado, 7, informou o porta-voz do hospital da Cruz Vermelha de Lisboa. O ex-mandatário estava internado na instituição desde 13 de dezembro e a causa da morte não foi divulgada.

Soares é considerado o principal líder civil contra a ditadura no país, sendo um dos políticos portugueses mais respeitados das últimas décadas. Ele assumiu a Presidência por duas vezes e foi primeiro-ministro em outras três.

A mídia portuguesa retrata Soares como um dos maiores políticos do século 20 e dedica a ele o posto de um dos principais responsáveis pela democracia portuguesa.

Nascido em 7 de dezembro de 1924, o socialista foi ainda o responsável pela adesão de Portugal a então Comunidade Econômica Europeia (CEE), em 1985, entidade que mais tarde se transformou na União Europeia.

Biografia

Mário Soares é considerado por muitos um dos grandes nomes da democracia em Portugal. Foi advogado, fundou o Partido Socialista, lutou contra a ditadura de Salazar, foi preso e exilou-se em Paris. Voltou ao país após a Revolução dos Cravos, movimento que derrubou a ditadura. Conduziu Portugal no processo de adesão à União Europeia, entre outros feitos.

De volta a Portugal, foi ministro dos Negócios Estrangeiros, primeiro-ministro e presidente da República.

Mais

O peemedebista Michel Temer teria proibido a mulher, Marcela, de dar entrevistas à imprensa. Qualquer declaração, pelo menos por enquanto, é passada apenas por meio de assessores. As informações são do colunista Lauro Jardim, no O Globo. Marcela não dá entrevistas desde que Michel Temer assumiu a presidência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.