Candidatos

Mais de 30 mil fazem provas de seletivo do IFMA no Maranhão

Exame foi realizado sem nenhum incidente em 24 cidades, incluindo São Luís e São José de Ribamar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

O domingo foi de provas para os mais de 32 mil candidatos inscritos no Processo Seletivo do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) para ingresso nos cursos técnicos de nível médio da instituição. Nos três campi de São Luís muita correria de quem não queria perder o horário das provas e também vigília de mães e pais à espera dos filhos. A prova teve duração de quatro horas. O gabarito será divulgado até as 18h de hoje e o resultado sai dia 2 de fevereiro.
As provas foram aplicadas em 24 cidades maranhenses, incluindo São Luís e São José de Ribamar, na região metropolitana da capital. Os portões foram fechados pontualmente às 13h, horário local. Os candidatos tinham de comparecer ao local com, no mínimo, uma hora de antecedência ao fechamento dos portões. Apesar disto, como de costume alguns candidatos chegaram minutos depois dos portões fecharem.
Mas para quem conseguiu chegar no horário, havia um misto de ansiedade e confiança. “A gente se prepara um ano inteiro para passar nesta prova, então, bate um nervosismo alguns minutos antes de começar a responder as questões, mas eu estou confiante, pois estudei muito”, disse Brenda Amaral, 15 anos.
Viviane Farias, coordenadora de Admissão de Alunos do IFMA, ressaltou que este foi o seletivo com maior número de candidatos inscritos e vagas abertas. “Todos os anos fazemos esta seleção para novos alunos, mas este ano notamos um crescimento no número de candidatos. Isto é um reflexo da procura por ensino técnico no Brasil e em São Luís também, que dentre as cidades maranhenses onde o exame está sendo aplicado é que tem o maior número de inscritos e também de vagas abertas nos nossos três campi”, disse.
Dos três campi de São Luís, o do Monte Castelo é o que concentra o maior número de vagas e candidatos. O campi de Imperatriz e o recém-criado campi de São José de Ribamar completam a lista das três unidades da instituição mais procuradas no processo seletivo 2017.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.