Novidade

Futebol americano será atração neste domingo no Sesi

São Luís Sharks e Remo Lions, do Pará, prometem um confronto de alta técnica e disputa acirrada

Marcio Henrique Sales - Da equipe de Esportes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Eduardo Rocha e Cláudio Ramos são entusiastas do futebol americano/bINÉ mORAIS
Eduardo Rocha e Cláudio Ramos são entusiastas do futebol americano/bINÉ mORAIS (Eduardo Rocha e Cláudio Ramos)

O São Luís Sharks fará um jogo amistoso contra o Remo Lions (PA), de futebol americano, na modalidade full pad (com todos os equipamentos de proteção e que tem mais contato entre os competidores), neste domingo, às 8h30, no Sesi do Araçagi. A intenção é difundir no estado a modalidade que cresce em todo Brasil e criar competições locais de full pad. Atualmente, no Maranhão é praticado apena o flag football (uma modalidade que dispensa todos os equipamentos de proteção e tem menos contato entre os participantes).

Na liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos, os capacetes e ombreiras fazem parte do jogo, mas no Brasil ainda é raro ver atletas usando o equipamento completo. O material é difícil de conseguir, porque custa caro e tem que ser importado.

Neste domingo, Sharks e Lions farão o primeiro jogo full pad realizado em São Luís, o que implica em um jogo de mais contato e com regras diferentes do flag football. Com a colaboração de todos os jogadores, que também pagaram pelos equipamentos, os times puderam se aproximar mais da emoção dos duelos da NFL. “A partir do momento em que você começa a usar todo o equipamento, pensa que está jogando futebol americano de verdade. Você tem aquela gana a mais. Quando você não tem os aparelhos, fica algo mais amador e desanima um pouco", disse Cláudio Ramos, diretor e jogador do Sharks.

Ele lembra que é preciso mudar a forma de jogar. "Com os equipamentos, o atleta fica com mais carga. Então, nos treinos a pessoa precisa se concentrar mais na parte técnica, pois o equipamento em si é muito perigoso. Além disso, o full pad se assemelha mais com o xadrez, um jogo de estratégia em que todas as peças precisam estar bem arrumadas no tabuleiro", disse.

Inspiração

Com o full pad, o esporte passa a ser mais realista em relação à NFL, que serve de inspiração para o Torneio Touchdown, competição full pad pioneira no país e equivalente ao Brasileirão da modalidade. Mas, mesmo com todo esse avanço, o diretor e jogador do Sharks, Eduardo Rocha, ainda lamenta a falta de estrutura.

“Precisamos avançar em questões como patrocínio. Do jeito que é hoje, ainda está muito distante. Não é culpa de ninguém. É falta de dinheiro mesmo. No ano passado, deixamos de participar das finais do Brasileiro de flag football porque não conseguimos dinheiro para viajar", comentou, sonhando com os próximos passos do futebol americano no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.