Definição

Sampaio e Moto buscam melhorar rendimento para jogar a Copa do Brasil

Os dois representantes do Estado no torneio jogam no dia 9 de fevereiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Vinícius Saldanha distribui camisas aos titulares do time do Sampaio
Vinícius Saldanha distribui camisas aos titulares do time do Sampaio (vinicius saldanha h)

Os clubes maranhenses Moto Club e Sampaio Corrêa que disputarão a Copa do Brasil prometem estar prontos para a disputa. A Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela detalhada da Primeira Fase da Copa do Brasil 2017. As datas, horários e locais dos confrontos foram definidos. Os duelos saíram do sorteio, realizado no dia 15 de dezembro, na sede da CBF. Os dois representantes do Estado jogam no dia 9 de fevereiro (quinta-feira) a partida única da primeira fase do torneio. O Papão recebe o São Paulo no Estádio Castelão, às 21h30 (horário de Brasília). Enquanto que o Tricolor visita o São José (RS) e joga mais cedo, às 19h15, no Estádio Passo D'Areia.

O treinador do Moto, Ruy Scarpino, disse que o time não estará 100%, devido o curto prazo de preparação, mas promete ter uma equipe competitiva. “A gente vai trabalhar para isso. Vamos fazer três jogos em uma semana, que vai ajudar a dar entrosamento e ritmo de jogo ao gruo. É claro que não será o ideal, porque temos pouco tempo, mas não vou me agarrar em desculpa. O futebol tem essas coisas e temos que nos adaptar”, explicou o treinador que está trabalhando com o grupo há uma semana.

Já o treinador do Sampaio, Vinícius Saldanha, que está treinando com o time há duas semanas, disse que espera que o seu grupo esteja preparado para o jogo decisivo. “Tem estar pronto, porque teremos cinco decisões em 20 dias. É jogar, treinar e recuperar os atletas. O que mais me preocupa é que antes da partida contra São José vamos fazer um jogo dificílimo em Imperatriz e teremos que viajar logo em seguida para o Rio Grande do Sul”, comentou.

A Copa do Brasil 2017 tem como maior mudança o jogo único durante o início da competição. Nesta primeira fase, os clubes visitantes jogam pelo empate e o classificado fica com 60% da renda. Os mandos de campo foram definidos por meio do Ranking Nacional de Clubes.

Por ser o time melhor ranqueado do Estado, o Sampaio faz seu jogo como visitante diante do São José (RS), no Rio Grande do Sul, com a vantagem do empate para chegar a segunda fase da competição. Enquanto que o Moto por ser o segundo melhor colocado do estado no Ranking Da CBF recebe o São Paulo, no Castelão, com a obrigação de vencer para avançar no torneio.

Caso o Sampaio avance pegará o vencedor de Náutico e Guarani de Juazeiro-CE. Em uma possível segunda fase, o Tricolor seria o mandante em nova partida única. Já se o Moto avançar será visitante na fase seguinte e emparelha com o vencedor de PSTC-PR e Ypiranga (RS).

A Copa do Brasil 2017 terá 91 clubes participantes, cinco a mais do que na edição do ano passado, e 120 partidas realizadas, 40 a menos do que em 2016. A partir da terceira fase os duelos serão definidos da forma tradicional, com jogos de ida e volta e critério do gol qualificado, com exceção da final, onde os gols fora de casa não têm valor maior. O torneio vai começar dia 8 de fevereiro e terminará no dia 12 de outubro, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, com 23 datas disponíveis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.