Poluição

Novo laudo de balneabilidade das praias da Região Metropolitana de São Luís é divulgado

Levantamento foi realizado pelo Laboratório de Análises Ambientais da Sema entre os dias 28 de dezembro do ano passado e 1º de janeiro de 2017

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Placas indica trecho impróprio para presença de banhistas
Placas indica trecho impróprio para presença de banhistas (Praia Imprópria para banho)

SÃO LUÍS - O laudo semanal de balneabilidade aponta apenas um ponto impróprio para banho, dos 21 aferidos nas praias da Região Metropolitana de São Luís. O novo levantamento foi realizado pelo Laboratório de Análises Ambientais – LAA, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro.

De acordo com o novo laudo, a Praia da Ponta d'Areia voltou a ter todos os pontos próprios para banho. O único ponto em que a Sema detectou níveis de enterecocos acima do permitido foi no ponto do Rio Calhau, na praia de São Marcos, que também estava com condições de balneabilidade aceitáveis, mas um problema ocasionado por uma linha de esgoto teria inviabilizando o local.

Reportagem publicada em O Estado em dezembro mostra que os laudos de balneabilidade das praias da Ilha de São Luís que têm si­do divulgados semanal­mente têm confundido mais do que informado. As análises feitas pelo LAA da Sema, trazem informações discrepantes a cada semana.

Ação Civil Pública

A Sema passou a divulgar os laudos com as condições de balneabilidade das praias após Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) do Maranhão obrigando a secretaria a difundir amplamente as condições de banho nas praias de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, incluindo a fixação de placas em trechos impróprios para banho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.