Imunização

São Luís receberá 15 mil doses a mais de vacina contra o HPV

Acréscimo ocorre pela inclusão dos meninos na faixa etária de 12 e 13 anos na campanha

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Vacina contra HPV será aplicada em meninos de 12 e 13 anos
Vacina contra HPV será aplicada em meninos de 12 e 13 anos (HPV meninos)

São Luís receberá, este ano, 15 mil doses a mais de vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV). O acréscimo ocorre, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por causa da inclusão dos meninos na faixa etária de 12 e 13 anos na campanha. A meta, além de proteger os jovens do sexo masculino, é também vacinar as meninas de 9 a 13 anos.

Até o fechamento desta edição, o Município não havia informado a quantidade total de doses de vacinas contra o HPV que serão disponibilizadas. Para atender à demanda, ainda segundo o Município, 66 locais de vacinação já estão disponíveis para a cobertura vacinal contra o HPV.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em todo o estado, pelo menos 151 mil meninos deverão ser vacinados. A campanha deste ano, em São Luís, contra o HPV começou mais cedo, em comparação ao ano passado, quando as ações de proteção imunológica iniciaram em abril.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), desde a incorporação da vacina no calendário nacional de cobertura, já foram imunizadas 5,7 milhões de meninas com a dose contra o HPV. Segundo a Semus, o objetivo é vacinar em 2017, pelo menos, 80% do público-alvo.

Meninos
Conforme o MS, o esquema vacinal para os meninos será de duas doses, com pelo menos seis meses de intervalo entre elas. Segundo a pasta federal, no caso das pessoas com o vírus HIV, o esquema vacinal é de três doses.

SAIBA MAIS

O HPV é o nome genérico de um grupo que engloba mais de cem tipos diferentes de vírus, e pode provocar a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra. Para a produção da vacina contra o HPV, o MS promoveu uma parceria com o Instituto Butantan.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.