Estreito dos Mosquitos

DNIT admite apenas interdição parcial para obras em ponte

Órgão afirma que não será necessária interdição total da Ponte no Estreito dos Mosquitos para recuperação da estrutura em caráter emergencial

O Estadoma.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Rachaduras em ponte foram identificadas no mês de outubro
Rachaduras em ponte foram identificadas no mês de outubro (Ponte Marcelino Machado)

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) afirmou que não haverá necessidade de interdição total da Ponte Marcelino Machado, no Estreito dos Mosquitos, na BR-135, para execução de obras de recuperação da estrutura. A informação da interdição foi repassada pelo deputado federal Hildo Rocha, após conversa com o diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, André Martins Araújo.

Mas, por meio de nota enviada a O Estadoma.com, a chefe da Seção do Núcleo de Apoio Administrativo da superintendência regional do DNIT, Luzia Martins, informou que, caso ocorra, a interdição será realizada em apenas uma das faixas da ponte, mas ainda não há data para quando isso poderá ocorrer.

"A ponte do Estreito dos Mosquitos apresentou algumas patologias, incluindo uma trinca transversal principal, que será restaurada evitando problemas futuros, entretanto não apresenta risco de colapso imediato, logo não há necessidade de interdição total da ponte. O que vai ocorrer é que será realizada a recuperação da estrutura em caráter emergencial, e que logo que as obras iniciem, dependendo do projeto de restauração, pode ser que a ponte seja interditada parcialmente, possivelmente em uma faixa, para que os serviços possam ser realizados. De qualquer forma, não podemos definir de forma precisa quando isso vai acontecer porque depende da autorização de Brasília para início dos serviços", destaca a nota.

As rachaduras na ponte que liga São Luís o continente a São Luís foram mostradas em reportagem de O Estado, publicada em outubro do ano passado, e depois confirmadas por meio de vistorias realizadas pelo DNIT, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. As obras de recuperação da estrutura estão previstas para serem iniciadas ainda neste mês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.