Documento

Nova Carteira de Habilitação já está sendo expedida no Detran

Órgão está equipado, tanto para a expedição dos novos documentos, como para fazer a vistoria e evitar fraudes; mudanças foram determinadas em uma resolução divulgada pelo Contran

Adriano Martins Costa / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Dispositivos de segurança da nova CNH dificultam a falsificação
Dispositivos de segurança da nova CNH dificultam a falsificação (CNH)

Desde o primeiro dia do ano o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) já está emitindo as novas carteiras nacionais de habilitação (CNHs) com novos dispositivos de segurança e novas cores. As mudanças foram determinadas em uma resolução divulgada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em maio de 2016.

De acordo com Nazaré Nunes, coordenadora de Habilitação do Detran, o órgão já está completamente equipado tanto para a expedição dos novos documentos, como para fazer a vistoria e evitar fraudes. Agora, nas blitze, os agentes de trânsito contarão também com um equipamento de luz ultravioleta, capaz de ler as novas informações de segurança. “Estamos preparados para fiscalizar e evitar fraudes e falsificações”, afirmou Nazaré.

Alterações
Uma das principais alterações para as novas CNHs é a troca da tinta azul esverdeada da tarja que fica no topo do documento atual, acima da foto de identificação do cidadão, para a cor preta. A impressão continua em alto relevo e a tarja passa a ter o mapa do estado responsável pela emissão da habilitação, do lado direito.

Ficou mais difícil também retirar a película onde estão impressos os dados do condutor. Caso alguém tente fazer isso, todo o documento será danificado.

O documento ainda ganhou elementos impressos que só po­dem ser vistos com o uso de luz negra, como os brasões da República e as siglas dos estados componentes da Federação. Ainda existe uma holografia com a sigla CNH impressa repetidas vezes e o carimbo de “autenticado. Os itens de controle de segurança incluem mais elementos em relevo e em microimpressão.

Validação
O documento também ganhou um código numérico de validação composto pelos dados individuais de cada CNH. Esse código vai permitir aos agentes de trânsito validar a habilitação por meio de um aplicativo que deve ser disponibilizado pelo Denatran.

A partir de maio, esse código também constará num QR-Code, que vai trazer todas as informações da habilitação. O Denatran disponibilizará o sistema eletrônico para leitura do QR-Code, que fornecerá os dados do motorista, incluindo a fotografia. O código será um quadrado de 5 centímetros impresso no verso inferior da CNH.

Mudança
Mas, quem tem a habilitação antiga, dentro da validade, não precisa correr até um posto do Detran para fazer a troca. O valor e os procedimentos para obter ou renovar a habilitação permanecem os mesmos. Ou seja, o condutor deve esperar até a data de vencimento de sua carteira para poder um documento dentro dos novos moldes.

SAIBA MAIS

SIMULADOR
Desde o dia 2 passou a ser obrigatório o uso do simulador de direção veicular para a retirada de uma nova CNH. Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) devem garantir que o candidato à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possa cumprir um mínimo de 5 horas/aula no simulador, sendo uma delas para o aprendizado da condução de veículos em ambiente noturno. As autoescolas devem atender aos procedimentos definidos por meio da Portaria (Detran-MA) nº 12007/2015, requerendo junto ao Departamento autorização para utilização de simulador de direção veicular, ou ainda apresentar termo de uso compartilhado do equipamento credenciado por outra entidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.