Seleção

Juntas militares de São Luís iniciam alistamento para as Forças Amadas

Todos os cidadãos do sexo masculino que nasceram em 1999 devem efetivar seu alistamento; inscrição é obrigatória

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

A Junta de Serviço Militar 110, iniciou oficialmente no domingo,1º, o alistamento de cidadãos que completam 18 anos em 2017. A inscrição para o Serviço Militar, que é obrigatória para pessoas do sexo masculino, pode ser realizada gratuitamente até dia 30 de junho deste ano, nas juntas do Monte Castelo e CSU da Cohab, ambas administradas pela Secretaria Municipal de Governo. Após esse prazo, é aplicada multa no valor de R$ 3,96 aos retardatários.

Segundo a coordenadora da Junta de Serviço Militar - Unidade Monte Castelo, Mariana de Lima Rodrigues, todos os cidadãos do sexo masculino que nasceram em 1999 devem efetivar seu alistamento, para que possam participar da seleção com vistas à sua integração às Forças Armadas Brasileiras ainda este ano ou para evitar as sanções previstas por lei para quem não realiza a inscrição obrigatória.

"Somente participam da seleção para servir as Forças Armadas Brasileiras, no ano em curso, os rapazes que se alistarem até dia 30 de junho. Quem o fizer depois desse prazo, só poderá ser selecionado para servir o Exército, a Marinha e Aeronáutica no próximo ano", frisou Mariana Rodrigues.

A coordenadora afirma que estão sendo ofertadas 220 vagas para soldados do Exército, em São Luís. A expectativa é que cerca de 12 mil jovens se alistem este ano, na capital maranhense, e passem pela seleção feita pelo 24º Batalhão de Infantaria Leve (24BIL).

Cadastramento

A coordenadora explica ainda que o cadastramento pode ser realizado durante o ano todo, tanto para os jovens que completam 18 anos no período como para os retardatários que necessitam do Certificado de Reservista. Para a efetivação do alistamento é necessário apresentar Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento e uma foto 3x4. A inscrição pode ser realizada também de forma online, pelo site www.sermilweb.eb.mil.br.

"No caso de cidadãos que perderam os prazos de inscrição, é necessário que procurem o mais breve possível a Junta de Serviço Militar para que regularizem sua situação no setor competente. Contudo, pelo fato de estarem fora do prazo, a regularização será feita mediante o pagamento de uma multa", esclarece Mariana Rodrigues.

Após o alistamento, os cidadãos inscritos apresentam-se à Junta de Serviço Militar em data especificada pelo órgão, para tomarem ciência do local e data da seleção a ser realizada pelas Forças Armadas Brasileiras, com vistas à sua integração ou não no Serviço Militar.

A coordenadora lembra que há sanções para os cidadãos que não estejam em dia com o Certificado de Reservista, entre elas estão a impossibilidade de assumir cargos no setor público, assumir cargo por aprovação em concurso público, tirar título eleitoral, obter passaporte ou fazer a prorrogação do mesmo, realizar matrícula em estabelecimento de ensino, assinar contrato com os governos Federal, Estadual ou Municipal, entre outras restrições.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.