Violência

Três homicídios dolosos são registrados no 1º dia do ano

Um dos casos que chamou atenção foi o linchamento que aconteceu na Vila Cascavel, cuja vítima foi identificada como Jadiel Pinheiro, o Galaxy; ontem, um corpo de mulher foi achado no Santo Antônio, área da Reserva do Batatã

Leandro Santos - Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Jadiel Pinheiro, o Galaxy, que foi linchado por moradores da Vila Cascavel após uma tentativa de assalto
Jadiel Pinheiro, o Galaxy, que foi linchado por moradores da Vila Cascavel após uma tentativa de assalto (Três homicídios dolosos são registrados no 1º dia do ano)

No primeiro dia do ano, três homicídios dolosos (quando há a intenção de matar) foram registrados na Região Metropolitana de São Luís. Um dos casos que mais chamou atenção foi um linchamento que aconteceu no bairro Vila Cascavel, cuja vítima foi identificada como Jadiel Pinheiro, de 23 anos.

O caso foi registrado por policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) às 17h30 de domingo. Conforme a ocorrência, a equipe do Esquadrão Albatroz do batalhão recebeu solicitação relatando que havia um linchamento em andamento na Rua 51 da Vila Cascavel.
Quando os policiais chegaram ao local, se depararam com Jadiel Pinheiro no solo, com diversas agressões. Os policiais ainda acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas ele já estava sem vida.

Jadiel Pinheiro, conhecido como Galaxy, foi tentar assaltar uma pessoa, mas não conseguiu. Ele foi perseguido pela população e agredido violentamente com pedradas, o que resultou em sua morte no local. A vítima, em 2014 e 2015, já tinha passagens pela delegacia por roubo qualificado pelo emprego de arma de fogo e roubo com o concurso de pessoas, respectivamente.

Um linchamento realizado na capital maranhense que repercutiu no país aconteceu no dia 6 de julho de 2015. Nesse dia, Cleidenilson Pereira da Silva, o Xandão, de 29 anos, foi espancado até a morte e amarrado com cordas em um poste, no Jardim São Cristóvão. O caso foi noticiado em veículos de comunicação de todo o país.

Outros crimes
Ainda no primeiro dia do ano, outros homicídios dolosos foram registrados na Região Metropolitana de São Luís. Um foi de Luan Castro Silva, de 19 anos, que foi vítima de arma de fogo no município de Raposa. O outro foi de Diogo Silva Ferreira, de 30 anos, também vítima de arma de fogo na Liberdade.

Já na manhã de ontem foi encontrado o corpo de uma mulher nas proximidades da Reserva do Batatã, em São Luís. A vítima estava sem roupa e próximo a um córrego. Até o fechamento desta edição, ela ainda não havia sido identificada.

Balanço
Em todo o ano de 2016, 795 pessoas morreram na Região Metropolitana de São Luís. Na metodologia utilizada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), durante todo o ano foram 645 crimes violentos intencionais, ou seja, aqueles em que a pessoa teve a intenção de matar.

De acordo com os dados, fevereiro foi o mês mais violento do ano, com 71 crimes registrados, seguido por julho, com 68, enquanto abril e junho foram os que menos tiveram mortes: 46 cada um.

Os dados da SSP mostram também que no ano passado foram registrados 31 latrocínios (roubo seguido de morte); sete mortes dentro de estabelecimentos prisionais; 35 mortes em confronto com a polícia; 19 lesões corporais seguidas de morte; e outras 58 mortes que não foram caracterizadas como nenhuma das outras, totalizando 795 ocorrências. O ano de 2015 terminou com o registro de 1.032 mortes violentas na Grande São Luís. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.