Ensaios

Sinal verde para a tradição

Bloco tradicional Os Feras já está na concentração para o Carnaval 2017 e dará início aos seus cortejos de pré-temporada no próximo sábado, pelas ruas do Canto da Fabril, Vila Bessa e Madre Deus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Os Feras se prepara para brilhar na Passarela do Samba e nas ruas durante o Carnaval
Os Feras se prepara para brilhar na Passarela do Samba e nas ruas durante o Carnaval

Os primeiros dias do ano são sempre de planejamento para os grupos e escolas de samba para a folia de Momo. O bloco tradicional Os Feras é um dos que já está em ritmo de Carnaval 2017. Um dos mais atuantes grupos dentro desse gênero em São Luís fará sua primeira apresentação este ano no próximo sábado, às 17h, durante cortejo pelas ruas do centro da cidade. O bloco fará sua concentração às 17h, em frente à sede do grupo Tradicional Show, na Vila Bessa.

Do ponto de concentração, o bloco Os feras seguirá para a residência do diretor Eduardo Santana, no bairro Canto da Fabril. Depois, desfilará em cortejo para a Praça do Goiabal, Ponto de Fuga, até a altura da Praça da Saudade. O bloco, que está completando 20 anos de tradição no Carnaval do Maranhão, ano passado ficou em quarto lugar no concurso de passarela, atrás de Os Apaixonados, Tremendões e Brasinhas. Em 2017, vai levar para a avenida o tema “O Arlequim no Baile de Poseidon: a Fera dos Sete Mares”. A partir de uma poesia criada por Wellington Reis, pretende levar toda magia do reino dos mares.

“No efervescente bairro da Madre Deus morava Arlequim, dono dos sentimentos mais puros e sinceros. Filho de família humilde e amargando uma paixão amorosa não correspondida pela garota dos seus sonhos, perambulava pelas ruas, triste e cabisbaixo, pensando numa maneira de conquistar a pequena que se tornara seu grande e impossível amo”, diz um dos trechos do texto poético escrito por Wellington Reis, especialmente para o tema do bloco.

Os Feras fará seu primeiro ensaio neste sábado
Os Feras fará seu primeiro ensaio neste sábado

As fantasias são assinadas por Marcos Pereira e Flávio Rabêlo. O tema de samba-enredo é de autoria de Luzian Filho e Josias Filho. O bloco desfilará oficialmente com 130 componentes, entre adultos e crianças, e a interpretação do samba será de Giovani Frazão, Silvio Freita e Zé Paulo. “Nós estamos em ritmo de preparativos para a grande festa do Carnaval 2017, que este ano será em fevereiro. Logo, as prévias começarão este mês. Já tivemos diversas reuniões sobre o Carnaval, inclusive com o Governo do Estado, e pelo que nos informaram, as prévias oficiais terão início no fim de janeiro”, contou Paulo Salaia, da comissão organizadora.

A partir do próximo sábado, o bloco sairá às ruas com mais frequência. Paulo Salaia está completando 43 anos de bloco tradicional. Somente em Os Feras, ele contabiliza 20 anos. “É sempre um grande desafio fazer um novo Carnaval, mas a nossa paixão por essa festa é que nos move ano após ano, sempre firmes e fortes”, disse Paulo Salaia.

Grupo Os Feras também tem diversas crianças entre os componentes
Grupo Os Feras também tem diversas crianças entre os componentes

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.