Preocupação

Com as férias, Corpo de Bombeiros faz alerta para risco de desaparecimentos

Somente no domingo, cinco crianças desapareceram na orla, mas foram recuperadas em seguida; outro alerta é para os riscos de afogamento com o aumento do número de banhistas nesta época

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Muitas crianças estiveram na praia ontem; perigo de afogamento e desaparecimento aumenta nesta época
Muitas crianças estiveram na praia ontem; perigo de afogamento e desaparecimento aumenta nesta época (Banhistas)

As férias de janeiro representam uma elevação no fluxo de banhistas, mesmo em dias de semana, na orla de São Luís. É neste cenário que, de acordo com o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), aumentam os riscos de desaparecimentos de crianças e casos de afogamentos. Somente no domingo (1º), foram registrados cinco casos de desaparecimento de menores nas praias do Calhau, Caolho e São Marcos. Em todos os ca­sos, as crianças conseguiram ser localizadas.

Apesar do êxito nas ocorrências, a comandante do GBMar, tenente Priscila Chahini, repassou a O Estado algumas dicas para evitar transtornos no passeio de férias na praia. Segundo ela, uma delas é identificar previamente a criança com um crachá ou pulseira.

Outra dica repassada pela comandante é que a criança use uma roupa de banho com cor chamativa, como verde-limão ou laranja. “Em muitos casos, as crianças fo­ram encontradas desta forma, ou seja, pela descrição da roupa, fica mais fácil a localização”, disse.

Uma das principais orientações do Corpo de Bombeiros, neste caso, é que os pais ou responsáveis evitem ficar afastados da água. “Muitas vezes, devido à amplitude da maré, forma-se uma enorme faixa de areia nas praias de São Luís, o que aumenta a distância entre o responsável, que está em uma das barracas, e a criança”, disse.

Ela informou ainda que os pais não devem confiar nas crianças, mesmo que saibam nadar de forma comprovada. “Eu sempre digo que água no umbigo aumenta o perigo. Ainda mais neste mar, com correntezas fortes”, informou a comandante do GBMar.

Pais atentos
Na tarde de ontem, mesmo em plena segunda-feira, houve um grande fluxo de pessoas na praia do Calhau. Vários pais estavam com seus filhos próximos ao mar. “Eu sempre tenho cuidado de ficar bem perto de meus filhos. Graças a Deus, nunca aconteceu nada com eles”, disse o professor Fábio Soeiro, que estava acompanhado de sua esposa e seus filhos de cinco e 2 anos.

SAIBA MAIS

Na terça-feira passada, 27 de dezembro, um turista de Brasília – identificado como Cláudio Lima Reis – morreu afogado na praia do Caolho. De acordo com testemunhas, a vítima estava na capital maranhense a passeio. No momento em que procurou o banho no mar, o turista estava desacompanhado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.