Cidades | Celebração

Umbandistas celebram chegada de 2017 com oferendas a Iemanjá

Milhares de pais, mães e filhos de santos participaram da comemoração em homenagem à rainha do mar, na praia do Olho d''Água
01/01/2017 às 01h22
Pais e filhos de Santo dançam em terreiro

Membros de terreiros de umbanda de todo o Maranhão se reuniram no último dia do ano para celebrar a chegada do Ano-Novo. O encontro da comunidade, que chega este ano à sua 79ª edição, foi realizado na Praia do Olho d'Água.

Milhares de pais, mães e filhos de santos participaram do evento, que reuniu caravanas de diversos municípios maranhenses. Um altar gigante, decorado com flores, frutas, luzes e outros ornamentos, foi construído no local, com uma imagem de Iemanjá, considerada a Rainha do Mar na cultura umbandista e a principal homenageada da noite.

Umbandistas jogam oferendas a Iemanjá na água, nos primeiros minutos do ano, agradecendo e fazendo pedidos

Vestidos com trajes luxuosos e usando jóias, umbandistas formaram uma grande roda e dançaram ao som de atabaques, reverenciando os orixás que fazem parte da cultura afro como Oxalá, Nanã, Iansã, Xangô, Oxum, Oxumaré, Oxóssi, entre outros. E rezaram, pedindo proteção para todas as pessoas do mundo. “Vamos pedir saúde e paz para todos. Vamos entrar o ano com a maré vazando para levar tudo de ruim”, afirmou o vereador Astro de Ogum.

Ritual de entrega de oferendas a Iemanjá

Exatamente à meia-noite, como parte do ritual, todos foram até a beira do mar e jogaram nas águas flores e perfumes para Iemanjá. Uma queima de fogos para comemorar a chega do Ano-Novo integrou a festa da comunidade.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte