Natureza

Uma viagem inesquecível pela Chapada das Mesas

A aventura inclui banhos e caminhadas por trilhas irregulares, por isso, além, de roupas de banho, é imprescindível tênis confortável e antiderrapante, repelente, protetor solar e chapéu

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Banho em cachoeiras é uma das principais atividade durante o passeio pelo Parque Nacional da Chapada das Mesas, no sul do Maranhão
Banho em cachoeiras é uma das principais atividade durante o passeio pelo Parque Nacional da Chapada das Mesas, no sul do Maranhão (Banho)

Carolina - Que tal um passeio pelo Parque Nacional da Chapada das Mesas? Cachoeiras, trilhas ecológicas e mergulhos em rios de águas cristalinas estão entre as alternativas de passeio. Quem quiser visitar a Chapada as Mesas, é importante saber que o clima é quente quase o ano todo, apresentando-se um pouco mais ameno nos meses de junho e julho. A temperatura média em graus centígrados chega a 36 e mínima de 19 graus centígrados.

A vegetação predominante na região é o Cerrado. Isso faz com que os pássaros tenham muitos ninhos nessa região. O relevo é belo e curioso. O nome (Chapadas das Mesas) veio por causa de seus platôs, parecidos com "mesas". Isso deve-se aos paredões de rocha de arenito formados há milhões de anos. A altitude média do município é de 167 metros.

Há no parque teleférico, tirolesa, além de diversas opções de lazer como: passeio as mais de 25 cachoeiras catalogadas, rapel, piscinas naturais, trakking, pedrismo, arvorismo, entre outras.

O Parque Nacional da Chapada das Mesas é composto de formações rochosas, como os morros do Chapéu, do Dedo, do Gavião, Portal da Chapada, Morro do Macaco e muitos outros cenários de muita beleza. Portanto, a hora é de calçar sapatos confortáveis e vestir uma roupa igualmente confortável.

O Morro das Figuras, um sítio arqueológico com inscrições rupestres, é a um dos momentos de regozijo de pesquisadores. As
trilhas ecológicas, para quem gosta de caminhadas, oferece deliciosas opções e paisagens de tirar o fôlego.

A Cachoeira de Pedra Caída, por exemplo, chama atenção por causa de um rio que em determinado ponto do seu curso encontra uma fenda. Nesse ponto a água despenca a uma altura de cerca de 50 metros, formando embaixo, entre paredões rochosos, uma piscina natural de beleza indescritível.

A Cachoeira de São Romão é uma queda d'água localizada no Rio Farinha, um afluente do Rio Tocantins, a 70km de Carolina, de beleza rara. Já a Cachoeira do Prata, também no Rio Farinha, está em região não tão desbravada. As pessoas que moram por perto são típicos sertanejos, valorizam o lugar onde moram.

A Cachoeira da Mansinha é uma Reserva Particular de Proteção Natural. Fica a 30km de Carolina. Embaixo de sua queda d'água é um ótimo local para um mergulho. A Cachoeira da Garrafa é pequena, mas a água tem temperatura agradável, indicada para o calor da região. A vegetação preservada indica que a cachoeira é quase intocada.

Continuando
Se ainda não cansou dá para seguir para o Poço Azul, no Rio Cocal, no município de Riachão. É um dos lugares mais paradisíacos da Chapada das Mesas, a água cristalina em uma piscina natural encanta a todos.

Voltando para Carolina há a Ilha dos Botes, a jusante do Rio Tocantins, com acesso de barco e de carro saindo pelo bairro do Brejinho. A praia é linda, rasa, muito limpa, ventilação forte açoitando o palmeiral, cheia de garças e marrecas.

Como ninguém é de ferro, há hotéis e pousadas com quartos convencionais e chalés. Quem quiser e puder pode também dormir no morro ou nas árvores.

Importância
O parque tem grande importância local, pois protege as nascentes de muitos rios que são utilizados para abastecimento, lazer e pesca. A conservação do bioma Cerrado e a recuperação das áreas que já foram alteradas também ajudam a manter as boas condições do clima e das chuvas, beneficiando toda a região.

A Unidade de Conservação (UC), que abrange grandes áreas de Cerrado bem preservado, pode significar um passo importante na conservação da natureza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.