Terrorismo

EUA, Rússia, Alemanha e Itália condenam ataque terrorista em Istambul

Homem vestido de papai noel matou 39 pessoas e feriu outras 70 após atirar dentro de uma boate em Istambul, na madrugada deste domingo

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
(Ataque terrorista em boate na Turquia )

SÃO PAULO - O governo dos Estados Unidos condenou o ataque terrorista em uma casa noturna de Istambul, na Turquia, e ofereceu apoio ao país.

O porta-voz da Casa Branca, Eric Schultz, disse que o presidente Barack Obama foi informado sobre o atentado pela sua equipe de Segurança Nacional e pediu para ser atualizado sobre a situação. Obama está passando férias com a família no Havaí.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Ned Price, disse que o ataque mostra a "selvageria" dos responsáveis. Price disse que os EUA apoiam seu aliado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, mandou ao presidente da Turquia um telegrama de condolências, denunciando o ataque em Istambul.

"É difícil imaginar um crime mais cínico do que matar pessoas inocentes durante as celebrações de Ano Novo", disse Putin em sua mensagem para Recep Tayyip

Erdogan, informou o Kremlin. "Entretanto, os terroristas não compartilham de valores morais. Nosso dever em comum é combater a agressão dos terroristas", escreveu Putin.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que "terroristas realizaram um ato desumano em pessoas que queriam celebrar o Ano Novo juntas".

O ministro de Relações Exteriores do país, Frank-Walter Steinmeier, condenou o ataque e disse que a Alemanha "está ao lado da Turquia nesse momento difícil".

Angelino Alfano, ministro de Relações Exteriores da Itália, afirmou que a união entre países e continentes é necessária para combater o terrorismo. Em mensagens postadas no Twitter, Alfano disse que o ataque em Istambul "nos lembra que a luta contra o terrorismo não pode parar em qualquer data ou celebração".

Entenda o caso:

Na madrugada deste domingo (1º), um tiroteio em uma casa noturna lotada em Istambul durante as comemorações de Ano Novo matou ao menos 39 pessoas e feriu cerca de outras 70, no que as autoridades da Turquia afirmaram se tratar de um ataque terrorista.

O terrorista, que se disfarçou com uma roupa de Papai Noel, carregava uma arma de cano longo e matou um policial e um civil na parte externa da popular casa noturna de Istambul, Reina, em volta da 1h15 da madrugada. Ele então entrou no local e começou a atirar nos clientes. As informações foram confirmadas pelo governador Vasip Sahin, que não informou quem pode ter sido o responsável pelo ataque.

O ministro do Interior, Suleyman Soylu, afirmou que o responsável ainda não foi identificado e está à solta. "Nossas forças de segurança iniciaram as operações necessárias", disse.

Pelo menos 15 dos mortos são estrangeiros, disse Soylu, mas não deu informações sobre suas nacionalidades. Entre as demais vítimas, cinco foram identificadas como de nacionalidade turca, enquanto as outras ainda não foram identificadas. Ao menos 69 pessoas estão sendo tratadas em hospitais, quatro em condições críticas, informou o ministro. Cerca de 600 pessoas participavam da festa na casa noturna.

O canal de televisão turco NTV News reportou que o responsável entrou na casa noturna, que fica às margens do Bósforo e é frequentado por diversos artistas e considerado um local de luxo, vestido de Papai Noel. Segundo o ministro, o homem provavelmente saiu do local com uma roupa diferente e que deve ter realizado o ataque sozinho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.