Ensino público

Encerrando ano letivo, alunos municipais conseguem recesso

Por causa dos 35 dias de greve dos professores, estudantes terão aula até o mês de fevereiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Com recesso, escolas municipais ficaram vazias
Com recesso, escolas municipais ficaram vazias (Escola vazia)

Mesmo com um atraso no calendário escolar, por causa da greve no meio do ano que durou 35 dias, os alunos da rede municipal de ensino tiveram um pequeno recesso, de uma semana, neste fim de ano para as festas. Desde o dia 23 as aulas estão paradas e retomam amanhã, dia 2 de janeiro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), ainda assim o calendário letivo de 2016, com 200 dias, será mantido e está previsto para terminar em fevereiro de 2017. A Semed assegurou ainda que o alinhamento das datas foi articulado em conjunto com a comunidade escolar.

Para quem estuda, a semana de folga veio bem a calhar. As crianças, principalmente, estão aproveitando o período para brincar e se divertir. Por isso mesmo, pode ser percebido que as ruas, em determinados bairros, estão cheias de crianças. “Dá para brincar bastante, né. Ainda mais agora que foi Natal”, afirmou o pequeno Ruan.

Greve
Os professores da rede municipal de ensino ficaram 35 dias em greve nos meses de maio e junho deste ano. A paralisação foi encerrada em 1º de julho, após acordo entre Prefeitura de São Luís e o Representantes do Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Público Municipal de São Luís (Sindeducação).

A categoria reivindicava reajuste salarial de 11,36%, mas o Município propôs 10,67%, parcelados em duas vezes, com a primeira parcela de 5,5% para junho, retroativa a janeiro, e a outra de 4,9% para novembro.

O fim da greve ainda foi condicionado a um acordo com a Prefeitura de São Luís que incluiu abono de faltas dos professores, o fim do processo de ilegalidade e isenção da multa diária de R$ 50 mil, aplicada ao Sindeducação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.