Ano novo

Muitas pessoas vão receber 2017 em festas na orla de São Luís

Também haverá missas que celebrarão a chegada do Ano Novo, com a promessa de paz; muita expectativa marca a espera da população

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Na Praia do Olho d’Água, a estrutura está montada para receber umbandistas para a chegada de 2017
Na Praia do Olho d’Água, a estrutura está montada para receber umbandistas para a chegada de 2017 (Olho d'água)

Milhares de pessoas, em toda a capital, aproveitarão a virada do ano para agradecer pelo ano de 2016 e pedir mais bênçãos para o ano que se inicia. Católicos, evangélicos, umbandistas, todos, ao seu modo, estão preparando alguma programação especial para a noite do Réveillon.

As paróquias e igrejas católicas celebrarão missas para marcar a virada. A mensagem a ser passada será de paz, segundo o arcebispo de São Luís, dom José Belisário da Silva. Na principal igreja da cidade, a Catedral da Sé, no Centro Histórico, a missa começa às 17h30 do dia 31. Na Igreja de Santo Antônio, a programação está para as 17h, enquanto nas restantes as missas devem começar às 19h, dependendo da programação local de cada uma.

Mas a última missa do ano na capital está prevista para as 21h30 deste sábado. A Virada com Jesus é um evento realizado pela Renovação Carismática Católica (RCC), e este ano, em sua 17ª edição, será realizado na Praça dos Pescadores, na Avenida Litorânea. “Cerca de 250 jovens de todo o Maranhão já estão aqui para o evento e esperamos mais gente de São Luís”, afirmou Jefferson Carlos Lima da Silva, coordenador do Projeto Jesus No Litoral, da RCC.

Este ano, haverá espaço para as crianças, uma tenda música eletrônica católica para os jovens, outra para a venda de alimentos, água, suco e refrigerantes entre outras novidades. A missa da virada de ano será celebrada pelo o arcebispo de São Luís, dom José Belisário da Silva, a partir das 21h30. Até o ano passado, a Virada com Jesus acontecia na Praia do Araçagi. A mudança foi para garantir a acessibilidade e segurança aos fiéis.

Evangélicos
Evangélicos da Base Igreja Cristã (Curva do 90, Cohafuma) passarão a virada do ano em atitude de louvor e oração. O “Culto da Virada” começa às 22 h e segue até a meia-noite. A programação incluirá cânticos de louvores e mensagem principal, encerrando-se com a oração final no momento da passagem do ano.“Há algo sobre o início de um novo ano que nos dá a sensação de um novo começo, mas, na realidade, não há uma diferença entre 31 de dezembro e 1º de janeiro, espiritualmente falando”, observa o pastor Wander Moreira.

A grande maioria das igrejas evangélicas de São Luís irão realizar cultos nessa mesma linha”. Na Comunidade Vida, no Calhau, o culto deve começar às 20h e terminar às 22h. Já a Igreja Batista do Calhau vai realizar sua celebração a partir da 22h, prosseguindo até a meia-noite, para encerrar a virada com um jantar entre seus membros e convidados. As igrejas Assembleia de Deus espalhadas pela Ilha também devem realizar cultos que vão até a meia-noite.

“Nada místico ocorre à meia-noite do dia 31 de dezembro. Tampouco a Bíblia menciona que seja um momento especial para tomar decisões. Mas nada impede um cristão de fazer pedidos ao Senhor e colocá-los diante Dele planos para novo ano. Mais importante que traçar metas é pedir a Deus sabedoria para cumpri-las”, assinalou o Wander.

Já quem quiser uma pegada mais jovem pode ir até a Praça Maria Aragão, onde será realizada a “Virada com Jesus”. Um palco foi montado para um show com artistas gospel do Maranhão (Zaqueu Barros, Isana Barros e Meire Oliver) e a banda cearense Som e Louvor.

Umbandistas
Os praticantes de umbanda também se reunirão para celebrar a chegada do ano novo. Como ocorre todos os anos, milhares de pais, mães e filhos de santos se reúnem na Praia do Olho d’Água.

Essa é a 79ª edição do encontro. Para receber os participantes, já foi montado, como em todos os anos, um altar decorado com flores, frutas e iluminação especial. Um palco, onde pais e mães de santos cantarão e tocarão seus tambores, também fazem parte do cenário. À meia-noite, como parte do ritual, os umbandistas irão até a beira do mar e jogarão nas águas flores e perfumes para Iemanjá. Uma queima de fogos para comemorar a chegada de 2017 também deve ocorrer no local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.