Polêmico

Fazendo história no cinema nacional

O filme “Aquarius” do cineasta Kléber Mendonça Filho “causou” no Brasil e no mundo, em 2016 e deve ficar lembrado por vários aspectos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
"Aquarius" trouxe no elenco a atriz Sonia Braga

Com o enredo sobre especulação imobiliária no Brasil, o filme “Aquarius” do cineasta Kléber Mendonça Filho foi, sem dúvida, a produção brasileira mais comentada do ano, desbancando outras obras importantes como “Boi Neon”, de Gabriel Mascaro, também na lista das melhores produções no ano.

Estrelado pela musa Sonia Braga, a obra conta a história de Clara (Sonia Braga) uma jornalista aposentada que vive no Edifício Aquarius, localizado na Praia de Boa Viagem, no Recife. Por ser um prédio antigo, uma construtora está interessada em demolir o espaço para dar lugar a um novo empreendimento, mas acabam batendo de frente com a resistência de Clara que não deseja se desfazer das lembranças e de toda a memória afetiva que o apartamento representa. Com excelentes atuações de Sonia Braga e de Humberto Carrão, que interpreta um jovem arquiteto na trama e com um roteiro bem construído, o filme, sem dúvida, já estaria consagrado entre os melhores do ano, mas a sua trajetória também é marcada por diversas polêmicas.

Elenco do filme protestou no Festival de Cannes
Elenco do filme protestou no Festival de Cannes

Exibido em abril, no Festival de Cannes, o elenco do filme, aproveitou a repercussão internacional do festival e, no tapete vermelho, fez um protesto contra o impeachment da então presidente Dilma Rousseff, fato que causou uma enorme repercussão mundial.

Antes de estrear, o filme recebeu inicialmente do Ministério da Justiça, a classificação indicativa de 18 anos, o que causou revolta no diretor, que acusou o Governo Federal de censurar a obra. A pressão foi tanta que “Aquarius” foi reclassificado para 16 anos.

Apesar da grande repercussão internacional, o filme não foi a escolha do Ministério da Cultura (MinC) para representar o Brasil no Oscar que, optou pelo filme “Pequeno Segredo”, do cineasta David Schurmann, que acabou não passando na triagem.

Prêmios

Mesmo com tanta polêmica, o filme teve boa bilheteria no Brasil e foi muito bem recebido no exterior, ganhando prêmios e críticas positivas. A atriz Sonia Braga foi eleita a melhor atriz do ano pela Associação de Críticos de Cinema de San Diego (EUA) e “Aquarius” entrou para o ranking dos 10 melhores filmes escolhidos pela revista “Vogue”.

O crítico de TV e Cinema John Powers elencou a obra do diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho como uma das obras mais marcantes de 2016.

John classificou Sonia Braga como “lenda brasileira” e engrandece o filme: “Embora pareça simples, é um filme sobre história, política, capitalismo e como lidamos com a passagem do tempo”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.