Segurança

PM intensificará blitz da Lei Seca durante virada do ano

Barreiras serão montadas para flagrar motoristas que dirigirem após consumo de bebidas alcoólicas, fiscalização de documentos e condições dos veículos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

A Polícia Militar do Maranhão, através da Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRVInd), deve ampliar a fiscalização nos dias 31 deste mês e 1º de janeiro, na Região Metropolitana de São Luís para evitar que motoristas dirijam após consumir bebidas alcoólicas durante a festa da virada. Além disso, as equipes ainda atuarão combatendo fraudes em documentos e buscando veículos roubados.

Segundo o capitão Rômulo Reis, subcomandante do CPRVInd, apesar de a companhia trabalhar durante o mês inteiro, nestes dois dias a equipe reforçará o trabalho, atuando em várias barreiras espalhadas pela cidade. “Nosso foco é a aplicação da Lei Seca, mas também iremos atuar na prevenção e na educação com o apoio do Detran”, afirmou o capitão.

O trabalho da CPRV deve se estender durante todo o mês de janeiro, com a “Operação Férias Seguras”, com a fiscalização do trânsito no interior do estado.

Balanço

Durante a véspera e o dia de Natal, as operações da CPRV lavraram 94 autos de infração de trânsito. Destas, 48 diziam respeito à combinação de álcool e direção veicular. Nove pessoas estavam dirigindo com alguma porcentagem de álcool no sangue e 37 se recusaram a realizar o teste do bafômetro e outras duas assinaram um termo de constatação. Quarenta Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram apreendidas.

Durante todo o ano, até novembro, 111 pessoas foram presas em flagrante por estarem com mais álcool no sangue do que o 0,05mg/l que caracterizam crime, implicando em prisão. No mesmo período, 832 pessoas foram flagradas pelo etilômetro com qualquer quantidade de álcool no sangue, o que caracterizou apenas uma infração, passível de multa. E ainda 3.782 motoristas se recusaram a realizar o teste e 3.805 CNHs foram apreendidas.

Acidentes

Fim de ano geralmente é um período de muitos acidentes e mortes no trânsito, principalmente devido à combinação de álcool e direção. Segundo dados da Seguradora Líder-DPVAT, entre os dias 29 de dezembro a 2 de janeiro de 2015, foram contabilizados, em todo o Brasil, 376 mortes, 2.410 acidentes com sequelas permanentes e 543 reembolsos de despesas médicas, cujas indenizações foram solicitadas.“Definitivamente, bebida alcoólica e direção não combinam. Respeitar as regras de trânsito é fundamental, o contrário é uma afronta à vida”, alerta o diretor-presidente da Seguradora Líder-DPVAT, IsmarTôrres.

Além disso, é preciso checar se o carro está em perfeitas condições para seguir estrada, portando os equipamentos de segurança exigidos por lei. As crianças menores de 7 anos devem viajar apenas na cadeirinha indicada para a idade e tamanho. Entre 7 e 10 anos, transporte de crianças só no banco de trás do carro com cinto de segurança, assim como os demais ocupantes do carro. Na moto, crianças menores de 7 anos não podem andar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.