Ameaça

Assentamentos de Israel impedem processo de paz com os palestinos, diz John Kerry

Secretário americano advertiu que essa saída corre grave perigo e justificou decisão sobre assentamentos na ONU

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

EUA - O secretário de Estado americano, John Kerry, afirmou ontem que a única via que garantirá a paz entre Israel e Palestina é a negociação de uma solução de dois Estados, mas advertiu que essa saída corre grave perigo.

Em um longo discurso no qual ofereceu sua "visão franca" sobre o conflito no Oriente Médio, Kerry assinalou que Israel está em vias de uma "ocupação perpétua" da terra palestina.

Segundo ele, a política de assentamentos impede qualquer processo de paz com os palestinos.

"Qualquer pessoa que pense seriamente na paz pode ignorar a realidade da ameaça que os assentamentos representa para a paz", enfatizou.

"A política de assentamentos está definindo o futuro em Israel. E seu propósito é claro. Eles acreditam em um único estado: a grande Israel".

Ao explicar a decisão dos Estados Unidos de não vetar a resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que condenou os assentamentos israelenses, Kerry disse que o país agiu "de acordo com seus valores" e que "o voto na ONU era para preservar a solução de dois Estados".

Ele afirmou que o status quo aponta para a situação de apenas um Estado e uma ocupação perpétua.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.