Ranking

OAB avalia desempenho dos cursos de Direito do Brasil

No Maranhão, UNDB lidera ranking de aprovação no exame da Ordem entre as faculdades particulares; índice obtido é resultado de trabalho que inclui ações e projetos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Estudantes durante participação em Jornada Jurídica
Estudantes durante participação em Jornada Jurídica (UNBD direito)

A OAB divulgou, na segunda-feira, 26, o ranking das faculdades de Direito, que avalia a performance dos cursos segundo o desempenho dos bacharéis no exame. No Maranhão, a UNDB lidera o índice de aprovação entre as faculdades particulares, ficando à frente, também, do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão. “Essa é uma conquista que a faculdade comemora desde a sua primeira turma de egressos”, destaca a reitora da instituição, Ceres Murad.

O curso de Direito da instituição, também, já foi certificado duas vezes pelo Conselho Federal da OAB com o selo de qualidade “OAB Recomenda”, título concedido às melhores instituições de ensino jurídico do Brasil. Em sua última certificação, realizada no início de 2016, a OAB recomendou somente 139 cursos de todo o país, selecionados com base no índice de aprovação de seus alunos nos exames da Ordem e no conceito obtido pelas instituições no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC), que avalia o desempenho dos alunos em relação aos conteúdos ensinados nos cursos.Das 139 faculdades selecionadas, 78 são públicas e 61 privadas.

“A UNDB foi a única faculdade particular do Maranhão a receber o selo de qualidade OAB Recomenda, dentre 9 instituições privadas do Nordeste”, afirma o diretor do curso, o desembargador federal Ney Bello.

Para o coordenador do curso de Direito da UNDB, Arnaldo Sousa, o reconhecimento é resultado da preocupação da IES em ser uma instituição de excelência. “É a demonstração de que podemos obter ótimos resultados no exame da ordem sem deixar de lado a pesquisa e a extensão, e sem abrir mão da metodologia de ensino voltada para uma formação humana e integral do estudante de Direito”.

“Nossos alunos sempre se destacam no exame de ordem, obtendo a aprovação, em sua maioria, bem antes de completar o curso. Isso atesta a qualidade da metodologia adotada em nossa Instituição e demonstra que é possível, sim, conjugar a formação de profissionais de excelência para as exigências atuais do mercado, com sólido viés acadêmico, com sensibilidade e engajamento social”, pontua o professor do curso e coordenador de extensão, Daniel Almeida.


Currículo
A aluna do 6º período de Direito, Teresa Barros, conta que o envolvimento com atividades extracurriculares é fundamental para um bom currículo e desempenho em avaliações como o exame da ordem. “Desde o 1º período temos a oportunidade de participar de grupos de pesquisa e extensão, organizações de eventos e atividades de monitoria. Tudo isso favorece não apenas nosso crescimento profissional, mas também nos prepara para lidar com situações fora do ambiente acadêmico. Para mim, esse é o grande diferencial da UNDB, ao dar segurança aos alunos para lidar e resolver problemáticas do cotidiano, a partir da vivência prática e teórica que temos na instituição”, destaca a estudante.

“Desenvolvemos dentro do curso de Direito uma série de projetos, alguns deles financiados por órgãos públicos de fomento à pesquisa científica, como a Fapema, que ultrapassam os muros da instituição. O propósito é fazer com que a partir de uma boa dogmática nossos alunos tenham uma visão crítica”, afirma a professora Thaís Viégas.

Prova é criteriosa

Desde a Antiguidade o direito conquistou enorme relevância na sociedade, visto que seu surgimento teve por finalidade regular justamente as relações humanas. As regras jurídicas, colocadas em prática no início da civilização, ainda na Roma Antiga, influenciam a vida das pessoas até hoje e, por isso, a área continua atraindo um grande contingente de alunos – está sempre entre os cursos mais concorridos nos principais vestibulares de instituições públicas e privadas.
Atualmente, existem no país 1.266 cursos de direito registrados no MEC. O alto número de cursos tem levado a Ordem dos Advogados do Brasil a ser cada vez mais criteriosa nas avaliações dos exames de ordem, credenciando apenas os alunos com melhor formação a atuarem como advogados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.