Movimento

Infraero prevê fluxo de 35 mil no aeroporto para o Réveillon 2017

Número é maior que a média semanal de janeiro a outubro deste ano, quando 30 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram no aeroporto de São Luís

Jock Dean - Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Passageiros fazem check in no Aeroporto Internacional Cunha Machado
Passageiros fazem check in no Aeroporto Internacional Cunha Machado (Aeroporto)

Com a proximidade do Réveillon, um número maior de pessoas costuma viajar. Em São Luís, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) estima em 35 mil o número de passageiros que vai passar pelo Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado nesta última semana de 2016. Esta estimativa é maior que a média semanal registrada de janeiro a outubro deste ano, de acordo com dados da Infraero.

Este ano, por semana, quase 30 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram no terminal aeroportuário da capital, mas em períodos festivos a tendência é que este número aumente, já que muitas pessoas aproveitam a ocasião para rever familiares, amigos ou descansar. Durante este período de alta temporada, a Infraero monitora com atenção especial o movimento dos terminais administrados pela empresa, acionando reforços necessários de pessoal e escalas de manutenção quando detectados períodos de maior fluxo de usuários.

Para 2017, a expectativa é que o fluxo de passageiros que passam pelo aeroporto e que está em queda há pelo menos três anos volte a apresentar crescimento constante já que o terminal acabou de passar por obras de ampliação, com a construção de novas áreas para embarque e desembarque. A área de desembarque está em operação desde novembro, enquanto a nova área de embarque entrou em operação no início de dezembro.

Em finalização

Além destes dois setores, estão em fase de finalização das obras os módulos de check in e check out, que devem começar a operar no início de 2017, dependendo apenas dos ajustes que precisam ser feitos junto às empresas aéreas que operam na capital.

Entre as melhorias das novas estruturas, estão novos sanitários e duas novas esteiras de restituição de bagagem. Com os módulos, a área do terminal passará dos atuais 6,2 mil metros quadrados para 11,1 mil metros quadrados, ampliando a capacidade de passageiros de 4,4 milhões de embarques e desembarques/ano para 5,9 milhões/ano.

A chegada de novos voos também deve ajudar no crescimento do número de passageiros. Atualmente, três companhias operam voos regulares em São Luís: Latam, Gol e Azul. Para 2017, há voos aprovados para iniciar operação a partir de janeiro, oriundos e com destino a Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo e Belém.

Números

1.254.801 foi o total de embarques e desembarques no Aeroporto de São Luís de janeiro a outubro de 2016

15.548 pousos e decolagens foram registrados no Aeroporto de São Luís de janeiro a outubro de 2016

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.