Desafio

Combate ao Aedes é o maior desafio da saúde brasileira, aponta Governo

Mosquito é transmissor de doenças como dengue, febre chikungunya e zika vírus; há previsão de aumento de casos de chikungunya em 2017

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Mosquito transmite doenças como dengue, zika vírus e chikungunya
Mosquito transmite doenças como dengue, zika vírus e chikungunya (Mosquito Aedes aegypti transmissor de doenças )

Um dos principais desafios para o segmento da saúde no País é o combate ao mosquito Aedes aegypti, conforme declarou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, na segunda-feira, 26, ao detalhar o balanço de ações realizadas pelo governo durante os últimos 200 dias.

"Temos de combater o mosquito. Esse é o grande desafio da saúde até que a gente consiga um controle adequado", afirmou.

Ele frisou que a população deve ajudar no combate ao Aedes, já que não há "força pública capaz de estar em todos os lugares eliminando os focos”.

Neste ano, foram registrados 263 mil casos de febre chikungunya, contra 36 mil em 2015. “O mosquito pica, recebe o vírus e passa para outra pessoa. Como cresceu muito o número de pessoas que têm [o vírus], entendemos que haverá uma ampliação [de casos]”, destacou Barros.

Segundo os dados apresentados pelo ministro, há previsão de aumento de casos de infecção pelo vírus chikungunya, transmitido pelo Aedes aegypti, em 2017.

Em relação à dengue e ao zika vírus, também transmitidos pelo mosquito, Ricardo Barros lembrou que o ministério trabalha com um cenário de estabilidade de casos.

Em 2016, foram contabilizados 1,4 milhão de infecções por dengue, contra 1,6 milhão no ano passado, além de 211 mil casos prováveis de infecção por zika em 2016 (nem todos os casos registrados foram confirmados em laboratório).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.