Recomendação

Bombeiros alertam para riscos ao manusear fogos

Cuidados devem começar na compra do produto e redobrados na queima para evitar acidentes; em caso de queimaduras, socorro deve ser acionado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
José Carlos Teixeira afirma que vendas de fogos ainda estão fracas
José Carlos Teixeira afirma que vendas de fogos ainda estão fracas (José Teixeira em loja de fogos)

O Corpo de Bombeiros atuará durante toda a noite que antecede a virada do ano em São Luís para vistoriar os principais locais de aglomerações de pessoas e de queima de fogos para garantir que não ocorram acidentes.

O coronel Ernesto França, da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do Corpo de Bombeiros, orienta para os cuidados que se deve ter desde a compra à queima de fogos. Segundo ele, no caso de grandes eventos, quem for contratar uma empresa para soltar fogos deve saber se ela é cadastrada no Corpo de Bombeiros. Além disso, é obrigatória a presença de um técnico em soltar fogos, chamado de blaster, que deve fazer o acompanhamento técnico, do início ao fim da queima.

Também é imprescindível a presença do brigadista, profissional capacitado para manusear os equipamentos preventivos, como extintores, e tomar as demais providências em princípios de incêndio.

Em casa, como geralmente não existem profissionais especializados, os cuidados devem ser dobrados. De acordo com o coronel França, é sempre bom utilizar um anteparo para acionar os fogos e rojões e nunca deixar que uma criança manuseie o equipamento.

Em caso de acidentes, também é preciso ter alguns cuidados. Se houver uma queimadura de primeiro ou segundo grau, é aconselhável colocar a parte do corpo atingida sob a água corrente ou gelada. No caso de uma queimadura de 3º grau, é preciso acionar imediatamente o socorro através do 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ou 193, do Corpo de Bombeiros.

Vendas

Mesmo nesta época de festas de fim de ano, ainda é pequena a procura por fogos de artifício nas lojas especializadas em São Luís. Segundo comerciantes, o fluxo de clientes deve aumentar nos últimos dois dias do ano, 30 e 31. Eles acreditam que a procura maior deve ocorrer para a festa da posse de prefeitos e vereadores, que deve ocorrer dia 1 de janeiro, em todos os municípios do estado.

José Carlos Santos Teixeira, o “Bonitão”, proprietário de uma loja de venda de fogos no João Paulo, disse que até ontem, pelo menos 10 prefeitos eleitos já tinham procurado seu estabelecimento para adquirir fogos para a posse. “Nossa esperança de venda este ano é a posse dos prefeitos. Muitas prefeituras do interior já estão nos procurando para comprar seus kits”, afirmou.

Mas quem quiser realizar sua festinha com fogos em casa ou com os amigos, pode fazer sem gastar muito. Os kits de fogos, que garantem até dois minutos de espetáculo, saem por volta de R$ 400,00. Menos tempo, também quer dizer menos dinheiro. Outro kit, menor, com apenas 45 segundos de fogos sai por R$ 200,00.

Mais

Precauções

- Adquira fogos de artifícios em locais devidamente autorizados

- Não deixe de ler o rótulo de segurança e data de validade dos artefatos

- Nunca solte fogos em ambientes fechados, e quando o fizer em ambientes abertos, atente para sua segurança e de outros

- Para a queima de rojões utilize um suporte adequado; sua projeção deve ser inclinada para uma área segura

- Não acenda bombas na mão, utilize uma base segura e o acenda com segurança

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.